Câmeras de reconhecimento facial serão usadas no aeroporto Santos Dumont e no Maracanã

Segurança Pública

Publicado em 29/03/2019 - 10:24 Por Ícaro Matos - Rio de Janeiro

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, anunciou, na noite dessa quinta-feira (28), uma nova fase do projeto piloto do sistema de reconhecimento facial e de placas de veículos.

 

Desta vez, o equipamento vai ser usado, ainda em caráter experimental, na região do aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio, e no estádio do Maracanã, na zona norte da cidade.

 

Segundo o governador, 140 câmeras espalhadas pelos dois locais vão transmitir imagens em tempo real diretamente para o Centro Integrado de Comando e Controle. Lá, as imagens serão analisadas por operadores, que utilizarão um software e bancos dados da Polícia Civil, para o caso de reconhecimento facial, e do Detran, para placas de veículos.

 

Caso pessoas foragidas ou veículos roubados sejam identificados, policias que estiverem nas proximidades vão ser acionados para fazer a abordagem.

 

De acordo com o governador, a medida vai ajudar a reduzir o número de roubos a transeuntes na região do aeroporto Santos Dumont e a prender foragidos da Justiça que forem ao Maracanã, como ocorreu nessa quarta-feira (27), quando a Polícia Militar prendeu um homem apontado como gerente do tráfico de drogas do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na zona norte do Rio de Janeiro. Identificado apenas como motoboy, o suspeito foi detido na saída do estádio, depois de assistir ao jogo entre Flamengo e Fluminense, pela semifinal da Taça Rio.

 

O sistema de reconhecimento facial e de placas de veículos foi testado pela primeira vez no Rio durante o carnaval, em Copacabana, na zona sul da capital fluminense. Na ocasião, foram utilizadas 28 câmeras espalhadas pelo bairro, durante dez dias. Nesse período, o sistema proporcionou a captura de oito pessoas com mandado de prisão ou apreensão em aberto, além da recuperação de três veículos roubados.

Últimas notícias
Saúde

Ministério da Saúde lança programa Incentivo de Atividade Física

No Brasil, 15% do total de internações pelo SUS é atribuído à falta de exercícios físicos, conforme estimativa do Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

Paulo Dantas é eleito para governar Alagoas em mandato-tampão

Em votação indireta, a Assembleia Legislativa de Alagoas elegeu neste domingo, o deputado Paulo Dantas do MSB para governar Alagoas em um mandato-tampão.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Frente Fria chega ao Brasil neste domingo

O frio deve provocar geadas fortes, moderadas ou fracas nos três estados do Sul, além de Minas Gerais e São Paulo.

Baixar arquivo
Economia

Trabalhadores nascidos em maio já podem sacar até mil reais do FGTS

O valor depende do total acumulado nas contas. A Caixa fará o depósito na poupança digital, usada para o pagamento de benefícios sociais e previdenciários.

Baixar arquivo
Economia

Previdência privada atende apenas 3% dos aposentados brasileiros

A previdência privada atende apenas 3% dos aposentados brasileiros. Já os recursos do INSS são a fonte de renda de 92% dos aposentados.

Baixar arquivo