Desde 1º de março, pessoas com deficiência visual em Mato Grosso podem solicitar a fatura da conta de luz em braile. A novidade é resultado de um termo de compromisso assinado entre a concessionária Energisa e o Icemat, o Instituto dos Cegos do estado.
De acordo com a empresa, a leitura da luz será feita normalmente, mas a conta não será impressa na hora. Os dados ficarão armazenados no sistema; e, no fim do mês, o leiturista irá até o instituto para imprimir os documentos que posteriormente serão entregues na residência dos clientes com deficiência visual.
Udeilson Cézar de Arruda, presidente do Icemat, perdeu a visão aos 10 anos de idade. Para ele, a medida vai trazer mais autonomia para quem não enxerga.
Sonora: “Para mim é muito importante porque mora eu e minha esposa, que também é deficiente visual. É uma forma da gente ser mais autônomo, de ter mais inclusão. Imagine você, uma pessoa cega mexendo nas faturas em casa e não ter acesso a ela, sempre tem que pedir a terceiro”.
Os clientes interessados em receber a conta em braile devem se cadastrar em um dos canais de atendimento da Energisa Mato Grosso: call center, agências de atendimento e redes sociais.