Ideias Inovadoras: açaí é utilizado na construção civil

Ideias Inovadoras

Publicado em 16/03/2019 - 09:09 Por Michele Moreira - Brasília

Que o açaí é gostoso muitos concordam.


Mas, para além do sabor, o efeito antioxidante do fruto também atrai muita gente; afinal ele contribui para a capacidade de diminuir ou reverter processos semelhantes ao envelhecimento. Então são muitos os cremes e suplementos.


Isso sem falar que o açaí pode equilibrar os níveis de colesterol, auxiliar na saúde dos ossos e dentes e, assim, segue a lista de benefícios.


Mas e se eu dissesse que o açaí também pode ser usado na construção civil?

 

Uma pesquisa de estudantes do curso técnico em Florestas, do Instituto Federal de Educação do Maranhão pode ser usado na produção de tijolos.  

 

Ao falar sobre o uso do caroço de açaí em processos de combustão, Caroline Lima, explica que a matéria-prima tem um poder calorífico superior ao da lenha.

 

O estudante Igor de Amorim – que participou dos estudos – destaca que uma das características do projeto é a sustentabilidade.

 

O açaí é um produto típico da Amazônia Legal, de grande produtividade.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Geral

Estúdio é acusado de ocultar músicas gravadas por Renato Russo

A Polícia Civil cumpre nesta segunda-feira (26) mandado de busca e apreensão em um estúdio do Rio de Janeiro, para procurar músicas inéditas do cantor e compositor Renato Russo. A denúncia foi feita por Giuliano Manfredini, filho do artista e detentor dos direitos autorais do pai.

Baixar arquivo
Economia

Lojistas pedem horário reduzido em comércios até 2021

O objetivo dos pequenos e médios lojistas é reduzir custos, enquanto as vendas ainda estão reduzidas devido à pandemia. O pedido é para que shoppings e centros comerciais fiquem com horário reduzido pelo menos até fevereiro do ano que vem.

Baixar arquivo
Saúde

Presidente Jair Bolsonaro pede cautela sobre vacina contra covid-19

O presidente Jair Bolsonaro pediu cautela em relação às vacinas contra a covid-19 que estão sendo desenvolvidas. Segundo ele, não é necessário correr para adquirir doses sem que haja comprovação científica da eficácia dos imunizantes.

Baixar arquivo
Geral

ONG abre cursos de artes para moradores de favelas do Rio

A Favela Mundo oferece 1,5 mil vagas em cursos profissionalizantes online e gratuitos de estética, artes cênicas e confecção de fantasias e adereços para o carnaval.

 

Baixar arquivo
Saúde

UFG está concluindo pesquisa que diagnostica covid-19 pela saliva

A universidade Federal do Goiás, a UFG, está na reta final da pesquisa que consegue diagnosticar a covid-19 pela saliva.

Baixar arquivo
Saúde

Sequenciamento genético poderá ajudar pessoas com doenças raras

O chamado Sequenciamento de Nova Geração, NGS na sigla em inglês, será feito pelo Hospital Israelita Albert Einstein, dentro do Proadis SUS - Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde. A iniciativa é inédita e pode mudar a vida de milhares de pessoas diagnosticadas com doenças raras no Brasil, melhorando o diagnóstico e possibilitando tratamentos antecipados.

Baixar arquivo