O Juiz federal Helder Girão acatou pedido liminar do Governo do Estado e determinou a liberação imediata dos centros cirúrgicos das duas maiores unidades de saúde de Roraima.
O Hospital Geral - HGR e o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, em Boa Vista, estavam sob intervenção ética do Conselho Regional de Medicina por causa do desabastecimento de medicamentos e falta de materiais cirúrgicos.
A interdição foi a segunda em três meses, o que aumentou ainda mais a fila de pessoas que esperam por uma cirurgia eletiva nas unidades: 200 pessoas no materno infantil; e 400 no HGR.
O retorno das cirurgias ocorre após o Estado comprar material cirúrgico e medicamentos.
O Secretário de Saúde, Ailton Rodrigues, afirma que a expectativa é reiniciar ainda esta semana os procedimentos.
Em todo o estado, cerca de 5 mil pessoas aguardam uma cirurgia pelo SUS.




