Lixo carregado pela maré do Rio Amazonas polui reserva natural do Amapá

Amapá

Publicado em 11/03/2019 - 13:57 Por Bianca Paiva - Brasília

A cada três meses, cerca de 600 litros de lixo, o suficiente para encher um container, são recolhidos na Revecom, Reserva Particular do Patrimônio Natural, no município amapaense de Santana, a 17 quilômetros da capital Macapá. A área possui aproximadamente 17 hectares, com 450 metros de praia. Os resíduos, a maioria plásticos, são levados pela maré do Rio Amazonas.

 

Segundo o gerente da reserva, Paulo Amorim, o aumento da poluição preocupa e ameaça a vida dos animais.

   
Sonora: “Nós temos o caso dramático de uma tracajá. Aqui é um local que elas usam para fazer a postura (de ovos). Ela comeu um saco plástico e morreu. Ela engoliu e não conseguiu eliminar. Já encontramos peixe morto. Pequenos animais aquáticos mortos por comerem partículas de plástico. Então é um problema que está se agravando muito”

 

Para o gerente, o descarte irregular de lixo por parte dos moradores da região e a ineficiência do serviço público de coleta e tratamento são as principais causas da poluição na reserva.

 

Sonora: “Quando nós adquirimos o imóvel há 20 anos, uma limpeza realizada resultou na coleta de 100 litros de lixo, no máximo. Os anos foram se passando, a densidade urbana foi aumentando e aqui, como em todo o Brasil, há ineficiência do serviço de coleta urbana e mais ainda a característica do brasileiro de dispensar lixo de qualquer jeito. Então aqui não foge à regra e transformou-se num problema”

 

De acordo com Paulo Amorim, a Revecom desenvolve um programa de educação ambiental e cidadania que atende alunos da rede municipal, universitários e turistas mostrando a importância do manejo de resíduos. Ele também informou que a situação já foi comunicada ao Ministério Público do Amapá. A reportagem não conseguiu contato com a prefeitura de Santana.

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Fiocruz celebra 122 anos com histórias de sucesso e projetos de futuro

Em 122 anos a fundação cresceu e está presente em todas as cinco regiões do Brasil, com núcleos em dez estados, além do Distrito Federal e ainda tem parcerias com instituições científicas de 50 países.

Baixar arquivo
Saúde

Amazonas: Oftalmologia Humanitária realizará cirurgias e doará óculos

Os moradores dos municípios de Barcelos, Santa Isabel e Novo Airão, no Amazonas vão receber atendimentos oftalmológicos de graça a partir deste domingo até o dia 7 de junho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU pede investigação "célere e completa" sobre morte em ação da PRF

Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morreu depois de ser colocado por agentes da PRF dentro de uma viatura de onde saía muita fumaça. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar a causa da morte como asfixia..

Baixar arquivo
Geral

Ao menos 33 pessoas morrem por causa das chuvas em Pernambuco

Uma única ocorrência neste sábado causou 19 óbitos: um deslizamento de barreira em uma comunidade na zona sul do Recife.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Dia da Dignidade Menstrual alerta para falta de acesso a itens básicos

Este sábado (28) é o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, data que chama a atenção para a urgência de se garantir o acesso a itens de higiene, infraestrutura adequada e informação.

Baixar arquivo
Economia

Por liminar, justiça suspende demissões na Caoa Chery em Jacarei - SP

Segundo decisão da justiça do trabalho as dispensas coletivas precisam de prévia negociação considerando o impacto social que causam. A empresa tem prazo de cinco dias para o cumprimento da medida sob pena de multa de R$ 50 mil por dia. 

Baixar arquivo