Maternidade no Acre implanta cartório para registro de recém-nascidos

Cidadania

Publicado em 12/03/2019 - 12:02 Por Bianca Paiva - Brasília

Dos 102 partos realizados em janeiro na Maternidade Ethel Muriel Géddis, no município de Tarauacá, no Acre, em apenas 5 os pais fizeram o registro de nascimento do bebê.

 

Para mudar essa realidade, comum no interior da Amazônia, e levar cidadania aos recém-nascidos, a unidade de saúde fez uma parceria com o cartório local e, há cerca de 2 meses, passou a oferecer a emissão da certidão de nascimento, como explica Laura Pontes, gerente-geral da maternidade.

 

“ Trabalhando no hospital, a gente vê que metade da população não tem identidade porque não tem certidão de nascimento. E isso é um dos maiores problemas que a gente enfrenta. A procura era muito difícil. Acho que boa parte não tinha interesse. E também porque nós temos pacientes de seringais, de outras regiões do interior. E eles não buscam. Geralmente a mulher vem do seringal, tem o bebezinho, e no dia seguinte vai embora”.

 

A gerente da maternidade ressalta a importância de fazer o registro de nascimento do bebê.

 

“Além de se tornar um cidadão brasileiro, porque enquanto a pessoa não tem o documento, é como se ela não existisse, também favorece a família receber alguns benefícios, como bolsa família, auxílio da escola, auxílio maternidade, pra quem nora em zona rural. Também vai facilitar pra pessoa que precisar ficar internada, fazer o tratamento fora do domicílio”.

 

Para fazer o registro de nascimento na maternidade é preciso apresentar identidade e CPF do pai e da mãe e certidão de casamento, se forem casados.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo