Morre em Roraima o segundo venezuelano vítima de conflitos na fronteira

Política Internacional

Publicado em 03/03/2019 - 10:11 Por Anna Luisa Praser - Brasília

O fechamento da fronteira do Brasil com a Venezuela chega ao décimo dia e ainda sem solução, mesmo com as conversas entre o governador de Roraima, Antônio Denairum, e o governador do estado de Bolívar, Justo Pietri. A preocupação é quanto ao desabastecimento de produtos básicos para as duas regiões.

 

Nesse sábado (2), morreu o indígena venezuelano Rolando Garcia Martinez, de 52 anos, que estava internado no Hospital-Geral de Roraima. É a segunda por causa dos conflitos na Venezuela dentre as vítimas que estão internadas no hospital brasileiro.

 

Ele morreu de complicações por ferimento por arma de fogo. Outros 19 venezuelanos continuam internados no local.

 

A abertura da fronteira depende de uma decisão do governo central da Venezuela.

 

Pelo twitter, o presidente venezuelano Nicolás Maduro disse, essa semana, que a sua determinação é promover, de forma pacífica, a cooperação e compreensão dos países com respeito e fraternidade.

 

Já o autoproclamado presidente da Venezuela, Juan Guaidó, disse no Twitter que pretende retornar ao seu país nos próximos dias e convocou mobilizações para esta segunda (4) e terça-feiras (5).

 

Guaidó está, neste domingo (3), no Equador.

 

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores disse esperar que o retorno do autoproclamado presidente venezuelano ocorra sem incidentes e com respeito aos direitos e à segurança dos envolvidos.

Últimas notícias
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo