Prévia da inflação sobe 0,54% em março, maior alta para o mês desde 2015

IBGE

Publicado em 26/03/2019 - 14:58 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O IPCA-15, prévia da inflação oficial do país, subiu 0,54% em março, após ter registrado 0,34% em fevereiro. Esta foi a maior alta de preços para o mês desde 2015, quando o índice ficou em 1,24%. O resultado também ficou acima do verificado em março do ano passado, que foi de 0,10%. 

 

No acumulado do ano, a taxa foi de 1,18% e nos últimos 12 meses, de 4,18%. Os dados foram divulgados, nesta terça-feira (26), pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Alimentos e bebidas registraram a maior variação, entre os nove grupos que integram o IPCA-15, com 1,28%. O feijão carioca foi responsável pelo maior impacto individual na inflação, com alta de 41,44%. Também tiveram aumento de preços, em março, itens importantes na cesta de consumo das famílias, como a batata, o tomate, as frutas e o leite longa vida.

 

Os custos com transporte também pesaram na prévia de março. Ficaram mais caras, sobretudo, as passagens aéreas, o etanol e as passagens de ônibus urbanos. A gasolina, após três meses consecutivos de quedas, apresentou ligeira alta de 0,28%, de acordo com o IBGE.

 

Entre os grupos de produtos e serviços pesquisados, apenas Artigos de Residência e Comunicação tiveram deflação de fevereiro para março.

 

Para o cálculo do IPCA-15, os preços foram coletados no período de 13 de fevereiro a 15 de março de 2019. O IPCA-15 se refere às famílias com rendimento de um a 40 salários mínimos. A metodologia utilizada é a mesma do IPCA, considerada a inflação oficial, a diferença está no período de coleta dos preços e na abrangência geográfica.

Últimas notícias
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo