Aeroportos de Araraquara e Guarujá terão novos voos com redução do preço do diesel

São Paulo

Publicado em 19/04/2019 - 12:52 Por Nelson Lin - São Paulo

As cidades de Araraquara, no interior paulista, e Guarujá, na região litorânea, receberão novos voos. O anúncio foi feito pela Companhia Azul Linhas Aéreas, após o governo de São Paulo reduzir a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para combustível de aviação, no estado.


A medida atende um pleito das companhias aéreas, de diminuição dos custos operacionais.


O percentual do ICMS sobre os combustíveis de aviação passará de 25% para 12%, a partir de junho.


Com a renúncia fiscal, a arrecadação prevista para 2019 sobre a comercialização de querosene aéreo cairá de R$ 627 milhões para R$ 422 milhões.


O setor aéreo se comprometeu a criar 70 novos voos e 490 partidas semanais, aumentando a oferta de destinos em todo o país.


O estado concentra 44% do mercado de aviação civil do Brasil, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).


Segundo a companhia Azul, a cidade de Araraquara terá um voo diário para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, também no interior de São Paulo, a partir do dia 1º de setembro.


A cidade tem 230 mil habitantes e fica a 270 quilômetros de distância da capital. Do Aeroporto de Viracopos, os passageiros terão acesso a 60 destinos nacionais e internacionais.


Já o voo que sairá de Guarujá, no litoral paulista, ainda não tem data para início das operações, pois depende da conclusão de obras estruturais do aeroporto.


O Aeroporto de Guarujá está localizado nas antigas instalações da Base Aérea de Santos e sua área pertencia à Força Aérea Brasileira (FAB) até 2018, quando foi repassado à Prefeitura de Guarujá.


Na última terça-feira (15), o Ministério da Infraestrutura assinou o termo que autoriza a concessão desse aeroporto à iniciativa privada, por 28 anos.


Mas para funcionar plenamente, ainda são necessárias a construção de um terminal de passageiros e melhorias na pista e na infraestrutura.


O edital de licitação da concessão deve ser publicado em breve pela Prefeitura de Guarujá. A previsão é que o aeroporto tenha voos para os aeroportos do Santos Dumont, no Rio de Janeiro; Belo Horizonte, em Minas
Gerais, e Curitiba, no Paraná.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo