Garis entram em greve no Rio a partir da meia-noite deste domingo

Rio de Janeiro

Publicado em 21/04/2019 - 11:55 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

Os garis e trabalhadores da Companhia Municipal de Limpeza Urbana, a Comlurb, decidiram entrar em greve a partir de meia-noite de domingo (21) para segunda-feira (22).

 

A decisão foi tomada em assembleia da categoria, na última quinta-feira (18), diante do impasse nas negociações com a prefeitura. Segundo o Sindicato dos Empregadores das Empresas de Asseio e Conservação do Muncípio, Siemaco, que representa os trabalhadores, a maioria rejeitou a proposta de reajuste de 3,73% apresentado, até o momento, pela direção da Comlurb.

 

Os garis reivindicam 10% de reajuste, além de implantação imediata do Plano de Cargos Carreiras e Salário extensivo a toda categoria, a garantia de insalubridade para os auxiliares de serviços gerais e vigias, que trabalham nas escolas, além de outras cláusulas sociais, como a inclusão dos pais no auxílio-creche, que até o momento só recebem se comprovarem guarda dos filhos.

 

O gari Bruno da Rosa, membro da comissão de negociação, afirma que a prefeitura não tem valorizado o empenho desses profissionais na manutenção da cidade.

 

O salário-base da categoria, atualmente, está em torno de R$ 1.115. Bruno acrescenta que o atendimento da reivindicação dos trabalhadores, de reajuste de 10%, impactaria em 1,93% no orçamento da Comlurb.

 

Em nota, a direção da companhia informou que tenta evitar a paralisação. Neste sentido, afirma que mantem conversas com a direção do sindicato para mostrar os avanços da proposta apresentada aos trabalhadores que, segundo a Comlurb, inclui o melhor pacote de benefícios do país à categoria.

 

A proposta, segundo a nota, inclui também o reajuste no tíquete alimentação, a concessão de insalubridade aos agentes de preparo de alimentos de escolas municipais e conclusão da implantação do plano de carreiras.

 

Desde a última forte chuva que atingiu o Rio de Janeiro, no dia 8 de abril, segundo o boletim mais recente, divulgado pela própria Prefeitura na última quarta-feira (17), os garis recolheram 12.085 toneladas de resíduos, limparam 19.793 ralos e rasparam 106.857 m² de lama e terra. Além da retirada de 49 galhos e árvores de grande porte que caíram.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo