Prefeitura do Rio começa demolição de prédios na Muzema

Desabamento

Publicado em 24/04/2019 - 09:51 Por Ícaro Matos - Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro iniciou nesta quarta-feira (24) as demolições de dois prédios na comunidade da Muzema, na zona oeste da capital fluminense.


As construções de residências de quatro e oito andares, são vizinhas dos dois edifícios que desmoronaram no último dia 12, deixando 24 mortos e sete feridos.


A decisão de demolir os prédios foi embasada em laudo produzido pela Defesa Civil Municipal, que após vistoria feita no local, na segunda-feira (22), concluiu que as construções apresentavam graves danos estruturais e corriam risco de desabamento.


De acordo com a prefeitura, o trabalho será feito manualmente, apenas com o auxílio de ferramentas e máquinas leves, para evitar abalos nas estruturas de outros prédios da área.


A previsão é que a demolição dure cerca de 30 dias, mas a prefeitura ainda avalia a possibilidade de contratar emergencialmente uma empresa para auxiliar no trabalho, o que daria mais celeridade à ação.


Além dos dois edifícios que serão demolidos, outras sete edificações vizinhas também foram interditadas pela prefeitura, por questões de segurança.


As famílias desalojadas puderam retirar seus pertences dos imóveis e vão receber o aluguel social, benefício financeiro concedido pelo município para o custeio de uma moradia provisória.


Outras construções na Muzema poderão ser demolidas futuramente, já que a Secretaria Municipal de Urbanismo intensificou as ações de fiscalização e abriu 33 novos processos relativos a construções irregulares na comunidade.


A região da Muzema é dominada por milícias, que fizeram loteamentos clandestinos no terreno e ergueram construções irregulares, sem autorização dos órgãos competentes e em área de preservação ambiental.


Desde 2005, a prefeitura emitiu pelo menos 17 autos de infração contra construções ilegais na Muzema, interditando as obras dos dois prédios que desabaram.


Mas o fato de a região ser dominada por milícias e questões judiciais impediram a efetivação das sanções determinadas pela administração municipal.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Egoismo da cultura ocidental pode impossibilitar a vida da humanidade

O escritor, filósofo e educador Daniel Munduruku é categórico ao afirmar: o sistema econômico em que vivemos, que alimenta sempre a esperança em um futuro melhor do que a realidade atual, em algum momento não muito distante vai impossibilitar a vida, não só das populações indí

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo