Campanha de doação de leite materno enfatiza necessidade de estoque constante

Bebês prematuros

Publicado em 18/05/2019 - 07:11 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O Ministério da Saúde lançou uma nova campanha de doação de leite materno.

 

Com o tema “Doe leite materno, alimente uma vida”, a iniciativa pretende incentivar gestantes e mães de bebês a contribuírem com os bancos de leite de forma constante.

 

Atualmente, apenas 55% dos bebês que necessitam têm acesso ao leite doado, e o objetivo do governo federal, este ano, é aumentar o volume de leite coletado em 15%.

 

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ressaltou que, apesar de todos os avanços da medicina, o leite materno ainda faz muita diferença para manter vivos os bebês que nascem prematuros ou com outras necessidades.

 

Ele também destacou que um único pote com 300 mililitros de leite é capaz de ajudar a dez recém-nascidos por dia.

 

A estimativa do Ministério da Saúde é de que cerca de 330 mil nasçam prematuros ou com baixo peso.

 

A cada ano, no país, e, apesar do número de doadoras de leite ter crescido 45% nos últimos 11 anos, ele caiu de 2017 para 2018.

 

O presidente da Rede Brasileira de Bancos de Leite, João Aprigio, diz que o grande desafio é facilitar a entrega do leite para as mulheres sensibilizadas pela campanha.

 

Ainda assim, o Brasil possui a maior e mais complexa rede de banco de leite humano do mundo com 225 unidades, sendo pelo menos uma em cada estado.

 

Ligada ao instituto, Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz, a rede realizou no ano passado mais de 1 milhão e 800 mil atendimentos individuais e beneficiou mais de 185 mil bebês.

Últimas notícias
Saúde

Mais de 30 países já notificaram casos da Ômicron

Por ter uma maior facilidade de transmissão, a nova cepa do coronavirus tem sido apontada pela África do Sul como determinante no agravamento da quarta onda vivida no país. .

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Motoristas recebem notificação antecipada de multas em novo serviço

As mensagens começaram a ser enviadas esta semana por e-mail, SMS e pelo aplicativo gov.br. Esse serviço, chamado de Notifica gov.br, ainda está em operação-piloto e deverá ser ampliado para outras áreas. 

Baixar arquivo
Saúde

Paciente do RJ testa negativo para variante Ômicron

Paciente de 29 anos, que chegou ao Rio vinda recentemente de uma viagem à África do Sul, estava sob suspeita de infecção pela Ômicron, nova variante do coronavírus.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Prêmio de Acessibilidade reconhece iniciativas de inclusão de PCDs

Programa de instituto da Baixada Fluminense que oferece livros com linguagem inclusiva, como em Libras, e ação da prefeitura de João Pessoa que proporciona banho de mar acessível, passeio de caiaque e vôlei sentado foram algumas iniciativas premiadas.

Baixar arquivo
Economia

Produção industrial brasileira recua 0,6% em outubro, diz IBGE

 Esta é a quinta queda consecutiva do indicador, que acumula perda de 3,7%. Os dados estão na Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta sexta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Baixar arquivo
Esportes

Em 2000, Gustavo Kuerten chegava ao topo do ranking mundial de tênis

Neste dia, há 21 anos, Gustavo Kuerten vencia a final do Masters de Lisboa, em Portugal, contra um dos favoritos, o norte-americano Andre Agassi. A vitória fez de Guga o primeiro sul-americano a terminar uma temporada como o número 1 do mundo.

Baixar arquivo