Detentos do Compaj são transferidos para presídios de outros estados

Compaj

Publicado em 29/05/2019 - 09:34 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

Nove presos apontados como mandantes das mortes de 55 detentos, em Manaus, foram transferidos nessa terça-feira (28) para presídios federais de outros estados.

 

Mais 20 embarcam nesta quarta-feira (29). O nome dos presos incluídos na lista de transferência e os presídios para onde eles foram encaminhados ainda não foram divulgados pelo governo do Amazonas.

 

A movimentação faz parte do pacote de ajuda federal do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

 

Vinte agentes da Força Tática de Intervenção Prisional chegaram ao Amazonas nessa terça-feira e, até o final da semana, outros 100 devem desembarcar no estado.

 

Uma disputa entre presos que integram a mesma facção criminosa é apontada pelo governo estadual como a causa do assassinato dos detentos no Compaj, o Complexo Penitenciário Anísio Jobim.

 

Dos 55 presos assassinados entre domingo (26) e segunda-feira (27), 32 já foram identificados e 15 tiveram os corpos liberados pelo Instituto Médico Legal (IML).

 

O governador do Amazonas, Wilson Lima, considera que as mortes ocorreram de forma atípica, mas afirma que a situação na penitenciária está sob controle. Lima esteve em três unidades prisionais, nesta terça-feira, entre elas o Compaj.

 

Uma inspeção no sistema penitenciário do Amazonas identificou outros 200 detentos que estariam ameaçados de morte.

 

Eles foram separados de possíveis rivais. Outra medida tomada pelo governo foi a retirada de policiais militares de atividades administrativas para o reforço do policiamento nas ruas.

 

Já o concurso para agentes penitenciários permanece suspenso até que o Estado consiga atender a Lei de Responsabilidade Fiscal.

 

Por conta da crise financeira no estado, o governador Wilson Lima não garantiu o pagamento, por via administrativa, de indenização para as famílias dos 55 presos mortos, esta semana.

 

"Estamos endividados. o governo não tem dinheiro pra fazer isso."

 

O defensor público-geral do Amazonas Rafael Barbosa diz que o Estado deve se responsabilizar pelas mortes ocorridas no complexo penitenciário e afirma que a defensoria vai prestar assistência às famílias.

 

O governador do Amazonas também anunciou que não vai renovar o contrato com a empresa Umanizare, responsável pela administração do Complexo Penitenciário Anísio Jobim. Um novo processo de licitação deve ser lançado em 60 dias.

Últimas notícias
Geral

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Os lances iniciais variam entre R$ 1,5 mil; e mais de R$ 380 mil.

Baixar arquivo
Geral

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo