Justiça do Rio determina interdição total da Avenida Niemeyer

Geral

Publicado em 28/05/2019 - 08:48 Por Ícaro Matos - Rio de Janeiro

A Justiça do Rio de Janeiro determinou na noite dessa segunda-feira (27) a interdição total da Avenida Niemeyer, devido a possibilidade de deslizamentos de terra no local.

 

A via, que liga os bairros do Leblon e de São Conrado, na zona sul da capital fluminense, é também um dos principais corredores de trânsito entre as zonas oeste e sul da cidade.

 

Com isso, a Niemeyer terá o trânsito bloqueado nos dois sentidos, para veículos motorizados e não motorizados, sendo permitida apenas a circulação controlada de moradores e trabalhadores de estabelecimentos localizados na via e em seu entorno, além de pessoas por eles autorizadas, que precisam trafegar pela Niemeyer para chegar aos seus destinos.

 

Foi estabelecido que a via fique fechada até que um perito de confiança do tribunal faça uma vistoria no local e ateste que há condições de segurança para a liberação do trânsito na Niemeyer.

 

A decisão foi tomada pela juíza Mirela Erbisti, da Terceira Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio. No despacho ela anotou que tragédia não tem data marcada para acontecer e nem pode ser adiada, por isso o fechamento da Avenida Niemeyer é medida imperiosa até que sejam tomadas providências capazes de garantir a segurança dos cidadãos que ali residem ou por ali transitam.

 

A magistrada atendeu parcialmente ao pedido do Ministério Público Estadual, que na última sexta-feira (24) entrou com medida cautelar de urgência no Tribunal de Justiça, solicitando, além do fechamento da Niemeyer para o trânsito, a retirada de todos os moradores do Vidigal que residem em casas localizadas na face do morro voltada para a avenida, mas esse ponto não foi atendido pela Justiça.

 

Procurada, a prefeitura informou que ainda não tinha sido notificada e, por isso, a via permanecia aberta no início da manhã desta terça-feira (28).

 

O município adiantou que vai recorrer da decisão, já que possui laudos técnicos que atestam a ausência de riscos para a segurança na Avenida Niemeyer.

 

A avenida já teve que ser interditada por três vezes este ano, após deslizamentos de terra, neste mês, no mês passado e em fevereiro, quando duas pessoas morreram soterradas dentro de um ônibus.

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo