Mais de três mil eventos marcam a 17ª Semana Nacional de Museus

Cultura

Publicado em 13/05/2019 - 11:06 Por Dayana Vítor - Brasília

O Brasil possui mais de 200 milhões de habitantes, mas apenas 32 milhões costumam frequentar museus, segundo o Ibram- Instituto Brasileiro de Museus.

 

A maioria da população foi quando criança em passeio de escola, ou nunca frequentou uma exposição na vida.

 

Os motivos para não ir aos museus são variados.

 

Para fazer com que mais pessoas visitem os museus, o Ibram promove a 17ª Semana Nacional de Museus em todo o Brasil, de 13 a 19 de maio. 1.114 instituições irão oferecer mais de três mil eventos como mostras, oficinas, visitas, guiadas e apresentações.

 

Este ano, o tema da semana é Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições.

 

A ideia é debater o papel dessas instituições como centros transmissores e receptores de cultura.

 

A coordenadora da área de Promoção e Gestão da Imagem Institucional do Ibram, Ana Lourdes de Aguiar Costa, cita razões para ir a um museu.

 

Durante a Semana Nacional de Museus, duas unidades serão reabertas ao público e duas inauguradas.

 

A primeira inauguração de novas instalações será da Casa de Memória Zizi Bonfim, em Ubaporanga, em Minas Gerais, no dia 16 de maio.

 

Um dia depois será a vez da reinauguração do Memorial da Justiça do Trabalho da 21º Região, em Natal, no Rio Grande do Norte.

 

No sábado, 18 de maio, o museu Regional de Caeté, na cidade mineira de Caeté, será reaberto após seis anos fechado para a visitação de obras.

 

No mesmo dia, o Museu do Bairro de Boissucanga, em São Sebastião, São Paulo, será inaugurado.

 

Últimas notícias
Geral

Inmet emite alerta laranja de perigo para chuvas intensas

Aviso laranja de perigo pra chuvas intensas inclui ventos fortes, risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e  descargas elétricas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

“Quem tem fome, tem urgência”, afirma Joenia Wapichana

Em entrevista, a presidente da Funai falou da distribuição de cestas de alimentos para povos indígenas e de kits de ferramentas, para o desenvolvimento da agricultura. Também destacou a importância da demarcação das terras indígenas e o acesso à documentação civil. 

Baixar arquivo
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colômbia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo