Quatro aeroportos começaram, nessa quinta-feira (2), a fiscalizar de forma mais rigorosa as bagagens de mão que os passageiros usam nos voos domésticos.
São os aeroportos Pinto Martins, em Fortaleza; Tancredo Neves, em Confins, região metropolitana de Belo Horizonte; de Guararapes, em Recife; e o aeroporto Val-de-Cans, em Belém.
As regras são as seguintes: a bagagem deve pesar, no máximo, 10 quilos e ter até 55 centímetros de altura por 35 de largura e 25 centímetros de profundidade.
Quem carregar mala maior ou mais pesada terá obrigatoriamente que despachar a bagagem. A regra vale para todos os objetos, inclusive instrumentos musicais, equipamentos eletrônicos e cadeirinhas bebê.
Essa fiscalização mais rigorosa começou há uma semana, em outros quatro aeroportos: Juscelino Kubitscheck, em Brasília; Aluízio Alves, em Natal; Afonso Pena, em Curitiba; Viracopos, em Campinas.
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) orienta os passageiros que, no caso de dúvida, entrem em contato com a empresa aérea antes da viagem.