Ministro do Meio Ambiente aponta indícios de irregularidades no Fundo Amazônia

Meio Ambiente

Publicado em 19/05/2019 - 15:21 Por Bianca Paiva - Brasília

O Ministério do Meio Ambiente analisou 30% dos 103 contratos firmados nos últimos 10 anos no âmbito do Fundo Amazônia.

 

Os resultados foram divulgados na sexta-feira (17), em São Paulo, pelo ministro Ricardo Salles, e revelam diversas irregularidades. Entre elas, gastos excessivos com pessoal, inconsistências nas prestações de contas e ausência de visitas in loco.

 

Salles disse que as regras de funcionamento do Fundo Amazônia precisam mudar.

 

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, os contratos firmados por meio do Fundo Amazônia totalizam cerca de R$ 1,5 bilhão. Destes, R$ 800 milhões foram destinados a organizações não-governamentais. 82% dos projetos foram contratados sem licitação.

 

De acordo com o ministro, não há prova de que eles refletiram na redução do desmatamento na Amazônia.

 

O relatório será encaminhado ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que é o gestor dos contratos do Fundo Amazônia, e ainda à Controladoria-Geral da União (CGU) e ao TCU, Tribunal de Contas da União, para adoção das alterações cabíveis. 

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo