MPF-PA emite parecer contra cobrança de dívida de cliente antigo feita pela Celpa a novos clientes

Consumidor

Publicado em 14/05/2019 - 17:35 Por Michelle Moreira - Brasília

O Ministério Público Federal no Pará encaminhou, à Justiça, parecer favorável em ação que quer impedir que a distribuidora de energia Celpa obrigue novos clientes a pagar dívidas em nome de clientes antigos.

 

A ação é da Defensoria Pública da União, que pede que a Centrais Elétricas do Pará seja impedida exigir o pagamento da dívida de energia de imóvel para trocar titularidade da conta.

 

A DPU alega que a Celpa vem exigindo que os novos consumidores paguem contas em atraso em nome de ex-clientes para realizar o serviço.

 

Para justificar o processo, foram relatadas diversas reclamações de consumidores feitas à Defensoria, ao Procon e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

 

A ação pede ainda dano moral coletivo de R$ 100, uma vez que as imposições da distribuidora de energia configuram grave ofensa ao direito humano de possuir energia. Além de querer obrigar o consumidor a quitar dívidas de terceiros.

 

O Ministério Público responsabiliza ainda a Aneel - Agência Nacional de Energia Elétrica por não adotar medidas para impedir a cobrança pela distribuidora.

 

A Defensoria Pública da União ajuizou a ação contra a Celpa em julho do ano passado. Três meses depois uma liminar da Justiça Federal proibiu a continuidade das cobranças ilegais.

 

Agora com a apresentação do parecer do Ministério Público Federal, o processo aguarda julgamento.

 

De acordo com o MP, no processo, a Aneel alega que não é responsável por atos praticados pelas concessionárias.


A reportagem não conseguiu contato com a Celpa.

Últimas notícias
Geral

Assassino de Ari Uru-Eu-Wau-Wau é condenado a 18 anos de prisão

O comerciante João Carlos da Silva foi condenado, inicialmente em regime fechado, pelo crime de homicídio duplamente qualificado cometido contra o professor e líder indígena Ari Uru-Eu-Wau-Wau, ocorrido em abril de 2020.

Baixar arquivo
Geral

UFRRJ retoma aulas uma semana depois da morte de estudante

A Administração Central da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, Baixada Fluminense, decidiu que até a próxima sexta-feira as aulas deverão ocorrer presencialmente.

Baixar arquivo
Geral

Documentos indicam que corpos em barco no Pará seriam de africanos

Documentos e objetos encontrados junto aos nove corpos dentro de um barco no Pará, no último sábado (13), indicam que seriam de migrantes da região da Mauritânia e do Mali, países da África Ocidental.

Baixar arquivo
Geral

Governo Federal retorna ao Marajó em comitiva com vários ministros

Uma comitiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e outros órgãos do Governo Federal retorna nesta terça-feira (16) à região para dar continuidade ao Programa Cidadania Marajó.

Baixar arquivo
Geral

INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

Se a segurada precisar do auxílio de terceiros, a recomendação do INSS é para que busque um advogado devidamente registrado na OAB, para ter certeza que está contratando um profissional habilitado ou na Defensoria Pública.

Baixar arquivo
Esportes

Chama olímpica é acesa na Grécia e chegará à França em 8 de maio

O boletim esportivo desta terça-feira, 16, destaca a a largada para os Jogos Olímpicos de Paris. A cerimônia da chama olímpica, como manda a tradição para a abertura dos Jogos Olímpicos, foi na cidade de Olímpia, com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional, T

Baixar arquivo