Relatora da ONU vai ao Pará após denúncias envolvendo pessoas com hanseníase

Direitos Humanos

Publicado em 14/05/2019 - 09:52 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

O Brasil é o país com a maior incidência de hanseníase no mundo. Em números absolutos, só fica atrás da Índia. São cerca de 26 mil novos casos por ano.

 

O Pará é um dos estados com alto número de notificações. Concentra cerca de 20% dos casos de hanseníase em criança de todo o país.

 

Esses números levaram para Belém a relatora especial da Organização das Nações Unidas para a eliminação da discriminação de pessoas atingidas pela hanseníase, Alice Cruz.

 

Ela recebeu denúncias e demandas reunidas pelo Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos da Defensoria Pública do Estado.

 

A coordenadora desse núcleo, Juliana Oliveira, destacou a situação de pessoas que, na infância, foram separadas dos pais com hanseníase e hoje buscam indenização do Estado brasileiro.

 

Pessoas que vivem com hanseníase estiveram reunidas com a relatora da ONU e falaram sobre as dificuldades de acesso a tratamento e reabilitação, já que mesmo depois de tratada a hanseníase deixa sequelas.

 

Representantes de órgãos do governo estadual também participaram desses encontros.

 

O coordenador do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas por Hanseníase, Artur Custódio, afirma que existe uma expectativa positiva em relação ao trabalho da relatora da ONU.

 

A Defensoria Pública do Pará e a Defensoria Pública da União fazem nos próximos dias um levantamento fundiário da localização de pessoas que viveram nas antigas colônias de isolamento.

 

Elas pedem a titulação de parte dessas terras.

 

Também será apurada a falta de medicamentos para pessoas com hanseníase na rede pública e o não pagamento de benefícios previstos em lei para uma parcela desse grupo.

 

Últimas notícias
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo