Viva Maria: A voz de uma cacique sobre o protagonismo das jovens lideranças indígenas

Viva Maria

Publicado em 13/05/2019 - 10:20 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

 Depois do Dia das Mães, a semana aqui no Viva Maria vai continuar falando da maternidade que nos une em torno o umbigo do mundo!

 

Das parteiras que guardam na palma das mãos a luz da vida às ginecologistas que, como a nossa querida dra. Livia Martins, se transformaram em referência no trato das plantas e ervas medicinais com a fitoterapia, ao longo dos próximos dias nós vamos tentar aprofundar reflexões sobre as mulheres que, por livre e espontânea vontade, se propõe a parir, gerar e criar seus filhos e filhas!

 

Como sabemos, é muita função!

 

Daí a importância de políticas públicas como a que foi, finalmente, concedida às jovens mães indígenas!

 

Pra quem não sabe as normas que regem a concessão de um benefício não podem ser interpretadas de modo a prejudicar os beneficiários.

 

Com esse entendimento, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, negou no último dia 24 de abril recurso extraordinário do INSS e manteve salário-maternidade às indígenas com idade inferior a 16 anos.

 

A notícia chegou ao Acampamento Terra Livre -ATL 2019 , em Brasília, justo na hora da Plenária preparatória da Marcha das indígenas que vai acontecer em agosto desse ano aqui na capital!

 

E Viva Maria lá estava para ouvir as vozes de algumas lideranças sobre o assunto!

 

Vale a pena conferir!

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo