Bombeiros enviados para ação humanitária em Moçambique voltam ao Brasil

Ajuda Humanitária

Publicado em 09/06/2019 - 11:19 Por Sayonara Moreno - Brasília

Está em solo brasileiro a segunda equipe enviada para ações humanitárias em Moçambique, depois que a região foi devastada por dois furacões.

 

Entre os 24 homens desta etapa da Operação Moçambique, cinco são do Corpo de Bombeiro de Minas Gerais, que viraram heróis no Brasil pela atuação em Brumadinho.

 

Na cidade mineira, mais de 200 pessoas morreram soterradas na lama derramada após o rompimento de uma das barragens da mineradora Vale em janeiro.

 

Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros de Minas, que comandou a operação Moçambique, Josias Soares, o cenário de desastre se repetiu.

 

Desta vez, no Sudeste da África, os bombeiros de Minas Gerais atuaram em ações humanitárias para o resgate de famílias desabrigadas e desalojadas.

 

Na bagagem de volta ao Brasil, um item que significou o maior aprendizado dos 30 dias de ação, no continente vizinho: a resiliência. É o que destaca o capitão Josias Soares, que comandou a operação Moçambique.

 

Outro ingrediente que motiva o trabalho solidário dos bombeiros de Minas é a gratidão.

 

O comandante da operação ainda disse que o preparo da corporação e os treinamentos para situações semelhantes foi primordial para as atuações tanto em Minas Gerais quanto em Moçambique. Por lá, o trabalho foi árduo e os agentes encontraram famílias que, há vinte dias, esperavam ajuda do governo.

 

Esta foi a segunda e última equipe que levou ajuda à região afetada pelos ciclones Idai e Kenneth, que levaram à morte mais de 800 pessoas, nos países Zimbabué, Malawi, Pemba e Moçambique. Somente neste último, foram 500 vítimas fatais.

 

Os fortes ventos causaram grandes inundações na região do Sudeste africano, afetando, diretamente, a vida de mais de 2 milhões de pessoas. Esses efeitos chegaram a atingir, também, a ilha de Madagascar e a África do Sul.

Últimas notícias
Justiça

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Política

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Política

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Saúde

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internacional

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo