Brasil comemora junto com outros países o Dia Mundial do Yoga; aulão em Brasília reuniu 300 pessoas
O Dia Internacional do Yoga, lembrado hoje, é celebrado em, pelo menos, 75 países e promovido pelas embaixadas da Índia. O Dia do Yoga coincide com o início do verão no Hemisfério Norte neste que é o dia mais longo do ano para aquela parte do planeta.
Em Brasília, um aulão de yoga foi realizado próximo a esplanada dos ministérios, em frente ao museu nacional da república. Segundo a organização, cerca de 350 pessoas participaram do aulão. A professora de educação física Aretuza de Mesquita se diz apaixonada pela prática.
No Brasil, a embaixada da Índia organizou eventos para lembrar o dia mundial da Ioga em sete cidades. Yoga é uma antiga tradição indiana de prática física, espiritual e mental. A palavra yoga ou yôga vem da língua sanscrítica e significa unir, simbolizando a união do corpo e da consciência.
A prática une respiração, equilíbrio e força, como explicou a professora de Ioga, Daniele Siqueira.
A professora ressalta que a procura pela prática tem crescido a cada ano. Esta é a quinta edição do dia mundial do yoga, que foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2014. Na índia, berço do yoga, o primeiro-ministro do país, Narendra Modi, liderou uma aula, nesta sexta-feira (21), acompanhado por mais de 30 mil pessoas.




