Com risco de deslizamentos, Justiça do Rio decide manter Avenida Niemeyer interditada

Rio de Janeiro

Publicado em 02/06/2019 - 11:11 Por Fabiana Sampaio - Brasília

A 3ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio decidiu manter a interdição da Avenida Niemeyer, após conclusões do laudo pericial realizado por peritos indicados pelo Tribunal apontar haver risco de deslizamento da encosta da comunidade do Vidigal.

 

Em sua decisão, a juíza Mirela Erbist afirma que mantém a interdição como medida de proteção à vida e segurança da população carioca que por ali transita.

 

A magistrada afirma, no entanto, que a medida poderá ser revista diante da comprovação por parte do município da conclusão das obras de limpeza e recuperação das áreas de escorregamento e prevenção de novos acidentes.

 

O município tambem deve apresentar laudo técnico apontando ausência de riscos, assinado com admissão da responsabilidade cível e criminal pelos responsáveis em caso de ocorrências.

 

Já a prefeitura divulgou uma nota, em que diz que o laudo dos técnicos da Justiça sobre a Avenida Niemeyer, afirma que os deslizamentos ocorreram em terreno natural, “sem que para isso tenham colaborado quaisquer ausências de ação do município”, e que colaboram para o fato, entre outros fatores, “o regime de chuvas atual, afetado em grande medida pelo aquecimento global, crescimento urbano desordenado e mudança climática”.

 

A prefeitura acrescenta que o laudo reconhece também que as 36 obras em andamento na Avenida Niemeyer têm capacidade para garantir a segurança da via.

 

Ainda segundo a nota, o parecer dos peritos confirma a conduta e as medidas de segurança para a população, defendidas desde o início pelo prefeito Marcelo Crivella.

 

A avenida Niemeyer, uma das principais ligações entre as zonas zul e oeste do Rio está fechada desde a tarde dessa terça-feira (28).

 

Em fevereiro último, um ônibus foi atingido por um deslizamento, matando duas pessoas.

 

A vistoria, realizada nessa quinta-feira (30), foi determinada pela Justiça, em resposta a recurso apresentado pela prefeitura do Rio contra o fechamento da via.

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo