Empresas, ONG's e governos assinam pacto pela recuperação de Brumadinho

Rompimento de barragem

Publicado em 14/06/2019 - 22:05 Por Kariane Costa - Brasília

Foi anunciada nesta sexta-feira (14) uma aliança para a recuperação da cidade de Brumadinho, em Minas Gerais.

 

Assinaram o pacto os governos federal, estadual e municipal, a iniciativa privada e o terceiro setor. Brumadinho foi a cidade atingida pelo rompimento da barragem da vale em Janeiro, que deixou 245 pessoas mortas e 25 desaparecidas.

 

O projeto foi chamado de Aliança por Brumadinho e inclui ações nas áreas de desenvolvimento social, educação, saúde, cultura, esporte, infraestrutura, meio ambiente e segurança pública.

 

Entre os anúncios está a ampliação do hospital municipal da cidade mineira. E também uma parceria com as redes privadas de ensino como incentivo na área da educação.

 

Estão previstos ainda programas na área rural e cursos técnicos e profissionalizantes para atender a famílias atingidas.

 

O Ministério da Cidadania anunciou que, no plano de ação, está prevista a inauguração da “Estação Cidadania”, em Brumadinho.

 

A ideia é que os jovens possam participar de programas e ações culturais, promovidas pelo Instituto Inhotim e pela Fundação Clovis Salgado, além de práticas esportivas e de lazer, serviços socioassistenciais e políticas de prevenção à violência.

 

A unidade tem 3 mil metros quadrados e contou com investimento de R$ 2 milhões de reais da pasta.

 

O ministério também informou que articula uma parceria para mobilizar produtores culturais com o objetivo de incluir Brumadinho no calendário de eventos nacionais. 

 

O pacote de medidas inclui ainda obras de pavimentação e construção de pontes e viadutos para acesso à Inhotim, e uma nova instalação de captação de água do Rio Paraopeba em trecho não impactado pelo rompimento da barragem.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo