Fé e tapetes de sal marcam o Corpus Christi em várias cidades

Celebração

Publicado em 20/06/2019 - 18:00 Por Sayonara Moreno - Brasília

Serragem, corantes, água, café, sal, terra e areia, tudo vira preciosidade nas mãos criativas de jovens que criam os tradicionais tapetes de rua, na celebração de Corpus Christi.

 

Lembrada, sempre 60 dias após o Domingo de Páscoa, a data levou fiéis às ruas de todo o mundo, que participaram de diversas atividades ligadas à celebração da também chamada Festa da Eucaristia.

 

Na capital federal, o pároco da catedral metropolitana, padre João Firmino, destacou a união que a data traz entre os cristãos, não apenas os católicos. Para ele, unir na fé é o propósito da festividade.

 

E, nesta data, o chão vira tela para belos desenhos e imagens referentes à fé cristã, não apenas católica. Form vários metros quadrados de desenhos por onde passaram a também tradicional procissão de Corpus Christi.

 

Em algumas capitais, a quinta é feriado, como no Rio de Janeiro, São Paulo, Maceió e Vitória. Em outras, é ponto facultativo. É o caso de Brasília. Àqueles que foram liberados do trabalho participaram de diversas atividades ligadas à data na área central, na Esplanada dos Ministérios.

 

Por lá, visitantes descansaram, jovens trabalharam duro no evento e muita gente aguardaram o momento da Missa de Corpus Christi.

 

Católica, a servidora pública, Luciana Fonseca, de 37 anos, aproveitou a data para passear com a família e mostrou aos filhos pequenos a tradição dos famosos tapetes.

 

Na capital do país, os tapetes são confeccionados por 600 jovens, de 18 movimentos ligados à Arquidiocese.

 

O trabalho sob o sol árduo envolveu a coleta de materiais, separação, tingimento de serragem, desenho e colocação de cada material para preencher as linhas traçadas no chão.

 

Pela primeira vez, a estudante de 17 anos Thayse Araújo participou da atividade. Na aparência, cansaço, mãos tingidas, pés descalços e um sorriso de gratidão.

 

Em Brasília foram 120 metros de 28 tapetes sobre o canteiro central, em um longo e colorido corredor até o altar, montado exclusivamente para a celebração conduzida pelo Cardeal Arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha.

 

A festa de Corpus Christi foi instituída oficialmente pelo papa Urbano 4, no século 13.

Últimas notícias
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colômbia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo