Fé e tapetes de sal marcam o Corpus Christi em várias cidades

Celebração

Publicado em 20/06/2019 - 18:00 Por Sayonara Moreno - Brasília

Serragem, corantes, água, café, sal, terra e areia, tudo vira preciosidade nas mãos criativas de jovens que criam os tradicionais tapetes de rua, na celebração de Corpus Christi.

 

Lembrada, sempre 60 dias após o Domingo de Páscoa, a data levou fiéis às ruas de todo o mundo, que participaram de diversas atividades ligadas à celebração da também chamada Festa da Eucaristia.

 

Na capital federal, o pároco da catedral metropolitana, padre João Firmino, destacou a união que a data traz entre os cristãos, não apenas os católicos. Para ele, unir na fé é o propósito da festividade.

 

E, nesta data, o chão vira tela para belos desenhos e imagens referentes à fé cristã, não apenas católica. Form vários metros quadrados de desenhos por onde passaram a também tradicional procissão de Corpus Christi.

 

Em algumas capitais, a quinta é feriado, como no Rio de Janeiro, São Paulo, Maceió e Vitória. Em outras, é ponto facultativo. É o caso de Brasília. Àqueles que foram liberados do trabalho participaram de diversas atividades ligadas à data na área central, na Esplanada dos Ministérios.

 

Por lá, visitantes descansaram, jovens trabalharam duro no evento e muita gente aguardaram o momento da Missa de Corpus Christi.

 

Católica, a servidora pública, Luciana Fonseca, de 37 anos, aproveitou a data para passear com a família e mostrou aos filhos pequenos a tradição dos famosos tapetes.

 

Na capital do país, os tapetes são confeccionados por 600 jovens, de 18 movimentos ligados à Arquidiocese.

 

O trabalho sob o sol árduo envolveu a coleta de materiais, separação, tingimento de serragem, desenho e colocação de cada material para preencher as linhas traçadas no chão.

 

Pela primeira vez, a estudante de 17 anos Thayse Araújo participou da atividade. Na aparência, cansaço, mãos tingidas, pés descalços e um sorriso de gratidão.

 

Em Brasília foram 120 metros de 28 tapetes sobre o canteiro central, em um longo e colorido corredor até o altar, montado exclusivamente para a celebração conduzida pelo Cardeal Arcebispo de Brasília, dom Sérgio da Rocha.

 

A festa de Corpus Christi foi instituída oficialmente pelo papa Urbano 4, no século 13.

Últimas notícias
Geral

RJ: Justiça suspende aplicativo para entrega de alimentos “Valeu”

A ação popular foi ajuizada pelo vereador Pedro Duarte, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: Henrique Foréis Domingues, o Almirante

Cantor, compositor e radialista, Almirante é figura fundamental da história do rádio brasileiro e também do registro e história de nossa música popular. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: 29 de junho é comemorado o Dia do Papa

Vinte e nove de junho é conhecido como o Dia do Papa. Data em que a Igreja Católica celebra São Pedro, considerado pela tradição cristã como o primeiro pontífice. De lá pra cá, 266 homens assumiram a liderança dos católicos. 

Baixar arquivo
Esportes

Brasileiras ganham ouro no Pan-Americano de Ginástica de Trampolim

A dupla Alice Gomes e Camilla Lopes subiu no lugar mais alto do pódio.

Baixar arquivo
Esportes

Filipe Toledo fica com o título da etapa de Saquarema

Foi a quarta vez que Filipinho levantou a taça numa etapa brasileira.

Baixar arquivo
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta quarta-feira (29)

Manaus, capital do Amazonas, registra tempo nublado, com pancadas de chuva e trovoadas. Temperatura oscilando entre 24 e 32º C, com umidade do ar de 55 a 90%.

Baixar arquivo