Fiéis em todo o país participam das celebrações do Corpus Christi

Feriado

Publicado em 20/06/2019 - 10:04 Por Sayonara Moreno - Brasília

Lembrado em diversas cidades de todo o país, e ao redor do mundo, a tradição católica do Corpus Christi leva, nesta quinta-feira (20), fiéis e visitantes às ruas do Brasil.

 

Ponto facultativo em algumas partes e feriado em outras, o dia de Corpus Christi é sempre marcado 60 após o Domingo da Páscoa.

 

Em algumas capitais, esta quinta é feriado, como no Rio de Janeiro, São Paulo, Maceió e Vitória. Em outras, é ponto facultativo. É o caso da capital do país: em Brasília, aqueles que foram liberados do trabalho participam de diversas atividades ligadas à data na área central, na Esplanada dos Ministérios.

 

Entre as atividades, os tradicionais tapetes confeccionados a várias mãos, pelo chão.

 

Não apenas Brasília, mas muitas cidades carregam essa tradição: qualquer objeto de sucata e resto de materiais vira um mero detalhe que ganha beleza e se torna arte.

 

São vários metros quadrados de desenhos ligados à temática do Corpus Christi e ao catolicismo. Tradicionalmente, esses tapetes são desenhados pelas vias por onde passam a, também tradicional, procissão de Corpus Christi, que costuma ocorrer no fim da tarde.

 

Em Brasília, os tapetes são confeccionados por 600 jovens, de dezoito movimentos ligados à arquidiocese. 120 metros de tapetes serão a passagem da procissão que vai sair da catedral metropolitana, às 17h, em direção ao palco montado exclusivamente para a celebração, no canteiro central da Esplanada, para a missa campal, celebrada pelo cardeal Arcebispo de Brasília, dom Sergio da Rocha.

 

De acordo com a CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a solenidade de Corpus Christi é também conhecida como a 'Festa da Eucaristia'.

 

Segundo a entidade, os cristãos celebram a “presença real de Jesus Cristo no pão e no vinho consagrados na Santa Missa”, seguida de uma grande procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A festa de Corpus Christi foi instituída oficialmente pelo papa Urbano IV, no século 13.

Últimas notícias
Economia

Inflação medida pelo IGP-DI tem ligeira desaceleração, diz FGV

O IGP-DI, Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna, medido pela Fundação Getúlio Vargas, registrou inflação de 0,62% em junho, percentual inferior ao apurado em maio, quando fechou em 0,69%.

Baixar arquivo
Geral

Brasil pode ser reconhecido com produtor mundial de chocolates finos

O Brasil está a caminho de ser reconhecido mundialmente como produtor de chocolate finos. Em 2019, recebeu o selo de país 100% exportador de cacau fino e de aroma da Organização Internacional do Cacau.

Baixar arquivo
Geral

PF investiga suspeitos de crimes e fraudes contra a Previdência Social

Os agentes cumprem nove mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Baixar arquivo
Geral

Brasil produziu 700 mil toneladas de chocolate em 2021

No Dia Mundial do Chocolate (06) é importante dizer que a iguaria não é só muito gostosa. Também oferece benefícios à saúde, se consumido com moderação.

Baixar arquivo
Economia

Pesquisa da CNC aponta que população brasileira está menos endividada

O percentual de endividados registrou, em junho, o segundo recuo seguido após alta recorde da série histórica em abril deste ano.

Baixar arquivo
Justiça

PF realiza três operações contra garimpo ilegal de ouro no Brasil

As investigações da Operação Ganância começaram em fevereiro de 2021 após uma denúncia envolvendo empresas de Porto Velho, capital de Rondônia, do ramo da saúde, com acusações de lavagem de dinheiro e licitações fraudulentas ligadas ao garimpo irregular na região. 

Baixar arquivo