Reforma da pista principal do Santos Dumont é adiada por tempo indeterminado

Rio de Janeiro

Publicado em 25/06/2019 - 14:37 Por Ícaro Matos - Rio de Janeiro

A reforma da pista principal do Aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro, que seria realizada entre os dias 12 de agosto e 11 de setembro, foi adiada por tempo indeterminado. A informação foi divulgada em nota, publicada nessa segunda-feira (24) pela Infraero, a estatal que administra o aeroporto.

 

De acordo com o comunicado, o adiamento ocorreu para que o terminal não fosse fechado durante o período da obra, já que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu a operação de aviões turbo-jato na pista auxiliar do Santos Dumont, o que inviabilizaria as operações no aeroporto.

 

O planejamento da Infraero previa a utilização da pista secundária para manobras de pousos e decolagens durante a reforma da pista principal, mas isso será possível após a pista auxiliar passar por uma série de adequações determinadas pela Anac.

 

A previsão inicial da Infraero é que essa obra na pista auxiliar seja concluída ainda na primeira quinzena de julho. Então, a estrutura será vistoriada pela Anac e, se for aprovada, poderá ser usada temporariamente para as operações de aeronaves até a categoria 3C, tais como Embraer E-195, Airbus A318 e Boeing 737-700, ATR-72.

 

Mas, depois disso, ainda será necessário mais um prazo para que as companhias aéreas possam adequar suas operações no Santos Dumont, antes que a reforma da pista principal seja iniciada.

 

Atualmente, apenas a Gol e a Azul estão autorizadas a operar na pista auxiliar do Santos Dumont, já que possuem aeronaves dos modelos liberados para uso na pista secundária. A Latam, que não possui nenhum modelo dos aviões permitidos, terá que transferir seus voos para o Aeroporto Tom Jobim-Galeão.

 

De acordo com a Infraero, a reforma da pista principal do Santos Dumont é necessária para manter os atuais níveis de segurança nas operações do aeroporto. A última intervenção do tipo, realizada no terminal, foi feita em 2009 e tinha validade de dez anos.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo