STF retoma nesta quinta julgamento sobre privatização de estatais; placar está 2 a 2

Justiça

Publicado em 06/06/2019 - 08:59 Por Victor Ribeiro - Brasília

O Supremo Tribunal Federal retoma nesta quinta-feira (6) o julgamento sobre a Lei das Estatais, que vai definir as regras para a privatização desses órgãos públicos.

 

O plenário avalia se o Poder Executivo precisa da permissão do Poder Legislativo para vender ações das empresas estatais ou de economia mista.

 

O julgamento começou na semana passada, quando as partes envolvidas, a Advocacia-Geral da União e a Procuradoria-Geral da República apresentaram seus argumentos.

 

No ano passado, o relator dessa ação, ministro Ricardo Lewandowski, concedeu liminar defendendo a necessidade de autorização prévia do parlamento para o Estado se desfazer do controle acionário das empresas públicas.

 

Lewandowski também determinou, que a dispensa de licitação só se aplica quando a venda não implicar em perda de controle acionário dessas estatais ou subsidiárias. Nessa quarta (5), o relator reiterou esse ponto de vista.

 

Lewandowski reconheceu que a Constituição estabelece regras claras para a criação das estatais, mas não para a privatização. E usou o argumento do paralelismo para concluir que, se é necessário haver uma lei para abrir uma empresa pública, também é necessário uma lei para fazer a privatização.

 

O ministro Marco Aurélio Mello destacou que agentes do mercado financeiro se preocupam com a possível dificuldade que o governo vai encontrar ao levar as privatizações para debate no Legislativo. E travou um debate com o relator Ricardo Lewandowski.

 

Já o ministro Alexandre de Moraes abriu divergência ao avaliar que a empresa principal necessita de lei específica para ser privatizada, mas deve administrar as subsidiárias de acordo com as estratégias de mercado. Ou seja, sem necessidade de licitação ou de permissão para vender ações das subsidiárias.

 

O ministro Edson Fachin acompanhou o relator e Luis Roberto Barroso, a divergência. O julgamento foi suspenso com o placar de dois votos a dois.

 

Ao todo, são julgadas, em conjunto, quatro ações diretas de inconstitucionalidade contra itens da Lei das Estatais, sancionada em 2016 pelo então presidente Michel Temer.

 

Em dezembro, o presidente do Supremo, ministro Antonio Dias Toffoli, havia anunciado que a Corte julgaria nesta quarta-feira (5) a descriminalização do porte de drogas para uso pessoal.

 

Há duas semanas, Toffoli também havia anunciado para esta quarta (5) a retomada do julgamento sobre a criminalização da homofobia, que já tem maioria no Supremo para ser considerada crime de racismo até que o Congresso Nacional legisle sobre o assunto.

 

Os dois julgamentos foram adiados e a expectativa é de que voltem à pauta a partir da próxima quinta-feira, dia 13 de junho.

Últimas notícias
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo