Justiça prorroga prisão de hackers suspeitos de invadir celulares de autoridades

Hackers

Publicado em 27/07/2019 - 20:53 Por Anna Luísa Praser - Brasília

A Justiça Federal decidiu prorrogar por mais cinco dias a prisão dos quatro hackers acusados de invadir celulares de diversas autoridades brasileiras.

 

O texto da decisão alega que a medida é necessária para aprofundar as investigações sobre caso, já que, em liberdade, eles poderiam eliminar provas e atrapalhar as investigações.

 

Durante os interrogatórios, um dos envolvidos teria citado um contato com a ex-deputada Manuela D'Ávila e afirmado que foi ela quem fez a ponte entre o hacker e o jornalista  Glenn Greenwald, fundador do site The Intercept Brasil - e que tem divulgado sucessivas conversas de autoridades vazadas do aplicativo Telegram.

 

Por nota, a ex-parlamentar confirmou o contato feito por uma pessoa não identificada em sua conta no Telegram. Ela narra, que na ocasião, a invasão do celular dela teria sido feita no estado de Virgínia, Estados Unidos.

 

Nesse mesmo contato, a pessoa disse ser alguém que tinha em mãos provas de graves atos ilícitos praticados por autoridades brasileiras, e disse querer divulgar o material.

 

Manuela diz, ainda, que, pensando se tratar de uma armadilha de seus adversários políticos, repassou ao invasor o contato do jornalista Glenn Greenwald.

 

Na nota, ela confirma a informação já passada em depoimento pelo hacker, de que nenhum pagamento foi combinado ou recebido pelas duas partes - e diz que vai orientar os advogados para entregarem imediatamente à Polícia Federal as cópias das mensagens recebidas pelo aplicativo Telegram. Ela também se colocou à disposição para prestar esclarecimentos e para apresentar o celular a exame pericial.

Últimas notícias
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo