MPF no Amapá vai investigar morte de indígena e invasão de aldeia dos Wajãpi

Amapá

Publicado em 28/07/2019 - 21:51 Por Sumaia Villela - Brasília

O fim de semana foi de tensão no município de Pedra Branca do Amapari, a 200 quilômetros da capital do Amapá, Macapá. Indígenas da etnia Wajãpi denunciaram que um grupo de garimpeiros armados invadiu o território do grupo e estava acampado perto de uma das aldeias. O coordenador indígena Kurani Waiãpi fez um relato em vídeo postado pela prefeita do município, Beth Pelaes.

 

De acordo com nota divulgada pelo Conselho das Aldeias Wajãpi, o cacique Emyra foi assassinado no território no início da semana. O grupo diz que foram encontrados indícios de que o líder foi morto por alguém de fora da comunidade.


Na sexta, um grupo armado foi localizado e chegou a entrar em uma das aldeias, segundo o conselho. No sábado, os indígenas começaram uma mobilização para acionar as autoridades. E, neste domingo (28), a Polícia Federal e a Polícia Militar chegaram ao local, que é de difícil acesso. A terra dos Wajãpi está isolada pelos policiais, segundo o vice-prefeito de Pedra Branca, conhecido como Paraíba.

 

O Ministério Público Federal no Amapá abriu dois procedimentos investigativos sobre o caso. Um deles é criminal, a respeito da morte do cacique, e o outro é para averiguar as denúncias sobre a invasão do território. O procurador plantonista Rodolfo Lopes afirma que ainda não existem detalhes sobre o que aconteceu.

 

O fato causou grande repercussão nas redes sociais e entre instituições e políticos que trabalham com direitos indígenas. A Ordem dos Advogados do Brasil divulgou nota exigindo providências.

 

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi), entidade ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, afirmou esperar que os órgãos e autoridades públicas tomem medidas urgentes para identificar e punir os responsáveis pelo ataque aos Wajãpi, e disse esperar, ainda, que o governo federal adote ações efetivas no combate à invasão de terras indígenas.

Últimas notícias
Educação

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo
Geral

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo
Geral

Operação mira esquema de venda ilegal de óleo de maconha

O esquema contava com a participação de influenciadores digitais na venda de óleo de maconha para uso em cigarros eletrônicos, os vapes. E os produtos eram vendidos por meio de sites na internet, de perfis em redes sociais e no Whatsapp.  

Baixar arquivo
Política

Pacheco defende PEC do Quinquênio

A proposta estabelece um bônus de 5% a cada cinco anos trabalhado para magistrados, Ministério Público, delegados da Polícia Federal, advogados públicos e outras categorias.

Baixar arquivo