PF prende pessoas suspeitas de ligação com invasão do celular de Sergio Moro

Operação Spoofing

Publicado em 23/07/2019 - 18:55 Por Kariane Costa - Brasília

Quatro pessoas foram presas nesta terça-feira (23), em São Paulo, suspeitas de praticar crimes cibernéticos.

 

As investigações têm ligação com a invasão do celular do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro e também do procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato.


De acordo com a Polícia Federal, as prisões foram efetuadas no âmbito de uma operação deflagrada hoje para combater uma  organização criminosa que praticava crimes virtuais.

 

Ao todo, foram cumpridas onze ordens judiciais, sendo sete Mandados de Busca e Apreensão e quatro Mandados de Prisão Temporária, nas cidades de São Paulo, Araraquara e Ribeirão Preto.

 

A operação foi batizada de Spoofing, que significa a tentativa de  enganar uma rede ou uma pessoa fazendo-a acreditar que a fonte de uma informação é confiável quando, na realidade, não é.

 

A Polícia Federal já havia instaurado inquéritos para investigar o vazamento de mensagens do celular do ministro da Justiça. Foi pedida à PF investigação da suposta invasão do celular da líder do governo no Congresso, a deputada federal Joice Hasselmann e também do ministro, da economia, Paulo Guedes.

 

De acordo com a asessoria do ministério, nesta terça, vários jornalistas receberam mensagens e ligações em nome de Paulo Guedes por meio do aplicativo Telegram, sendo que o ministro não usa esse serviço. Guedes suspeitou, desativou o número antigo e informou à PF, que abriu a investigação.

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo