Polícia do DF pede que vítimas de enfermeira suspeita de cobrar por cirurgias façam denúncia

Polícia do DF

Publicado em 07/07/2019 - 13:54 Por Lucas Pordeus León - Brasília

A Polícia Civil do DF, em parceria com o Ministério Publico, realizou 4 ações de busca e apreensão, na última sexta-feira (5), para apurar denúncias de venda de cirurgias e atestados no Hospital Regional de Taguatinga.

 

Foram apreendidos carimbos de médicos com registro da categoria e blocos de atestados.

 

Uma ex-servidora da secretaria de saúde, que foi exonerada após as primeiras denúncias, em maio, é acusada de cobrar para antecipar cirurgias e vender atestados.


Segundo o apurado, a então chefe de enfermagem do Hospital de Taguatinga cobrava de R$250 a R$5 mil para antecipar procedimentos cirúrgicos.

 

O delegado da polícia civil, Leonardo de Castro, afirma que o material apreendido traz mais indícios de que os crimes ocorreram.

 

O promotor do Ministério Público do caso, Cleiton Germano, explicou como a acusada atuava no sistema público de saúde do DF.

 

O promotor diz que o controle interno do hospital e da secretaria de saúde falharam, já que a denúncia chegou às autoridades por meio dos usuários do sistema.

 

A ex-servidora pública pode responder por corrupção passiva, falsidade ideológica e falsificação de documento público.

 

Se comprovada a atuação de outras pessoas, pode ainda ser denunciada por associação criminosa ou formação de quadrilha.

 

A justiça determinou o pagamento de fiança de 10 salários-mínimos e a proibição de se aproximar das vítimas ou do hospital.

 

Caso descumpra as medidas cautelares, a ex-servidora pode ser presa por desobediência à decisão judicial.

 

A polícia pede que possíveis vítimas da enfermeira denunciem pois quem pagou por uma cirurgia, por exemplo, não pode ser acusado de nenhum crime.

 

A Secretaria de Saúde do DF disse que o Hospital de Taguatinga está à disposição para colaborar com as investigações. 

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo