Projeto Povos vai mapear comunidades tradicionais do Rio de Janeiro

Flip

Publicado em 11/07/2019 - 18:01 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

Territórios, identidades e tradições de 48 comunidades caiçaras, 8 quilombolas e 8 indígenas serão mapeados e caracterizados em iniciativa inédita. 

 

Até 2023,  a Fiocruz e o Fórum de Comunidades Tradicionais vão promover um mapeamento social de 64 comunidades de Angra dos Reis e Paraty, no Rio de Janeiro. 

 

Entre os territórios, estão 32 comunidades que foram recém-declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

 

Chamado de Projeto Povos, a iniciativa é uma exigência do Ibama à Petrobras, no licenciamento ambiental para a produção de petróleo e gás no Polo Pré-sal, na Bacia de Santos.

 

O projeto vai avaliar também os possíveis impactos dessa exploração sobre os territórios tradicionais dos três municípios.

 

O  Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina, parceria entre o Fórum e a Fiocruz, que é  responsável pelo projeto, vai fazer uma cartografia social para  caracterizar o conjunto de comunidades, levantando a situação fundiária e as demandas das comunidades em relação a saúde, educação, saneamento, práticas culturais, trabalho e renda, entre outros temas

 

Segundo um dos coordenadores do Observatório, Edmundo Gallo,  todo o processo vai contar com o protagonismo de técnicos comunitários desses locais.

 

Marcela Cananea nasceu na praia do Sono, onde fica uma das comunidades caiçaras de Paraty e é uma das lideranças que participa da construção do projeto.

 

Ela destaca que o mapeamento vai dar a essas comunidades mais instrumentos na luta para regularização de terras, além de contribuir para a redução de impactos da exploração do Pré-Sal na região.

 

O lançamento oficial do Projeto Povos, aberto ao público, será no próximo sábado (13), durante a durante a Flip, Festa Literária Internacional de Paraty. 

Últimas notícias
Saúde

Servidores da Saúde do RJ discordam de mudanças hospitalares

Servidores da rede federal de saúde no Rio de Janeiro são contra a possibilidade de transferência de gestão dos hospitais ligados ao Ministério da Saúde para os governos estadual e municipal, além da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Baixar arquivo
Economia

SP realiza leilão da Empresa Metropolitana de Águas e Energia

Está marcado para as 2 horas da tarde o leilão das ações da EMAE, a Empresa Metropolitana de Águas e Energia, responsável pela produção de energia elétrica no estado de São Paulo e que tem capacidade para abastecer cerca de 825 mil imóveis.

Baixar arquivo
Geral

Com promessa de evento literário, Roseana Murray deixa hospital

A escritora elogiou a equipe do Hospital Estadual Alberto Torres, onde ficou 13 dias internada, após ser atacada por três cachorros da raça pitbull. Os donos dos cachorros aguardam julgamento em liberdade.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio de Janeiro celebra Dia dos Povos Indígenas no Morro do Corcovado

O Dia dos Povos Indígenas, neste 19 de abril, será celebrado no Rio de Janeiro, em um dos principais cartões postais da Cidade.

Baixar arquivo
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo