Sacolas plásticas deixam de circular no DF até julho de 2020

Meio Ambiente

Publicado em 11/07/2019 - 15:56 Por Dayana Vitor - Brasília

As sacolas plásticas estão com os dias contados no Distrito Federal. Em julho de 2020, nenhum comércio poderá distribuir ou vender esses itens. Os empresários terão que oferecer produtos de material biodegradável ou compostável.

 

Serão permitidas apenas sacolinhas confeccionadas com fibras naturais como amidos de milho, mandioca, bagaço de cana, óleo de mamona, cana-de-açúcar, beterraba, ácido lático, milho, outras fibras e materiais orgânicos. É o que prevê lei sancionada pelo governador, Ibaneis Rocha, e publicada nesta quinta-feira (11), no Diário Oficial do Distrito Federal.

 

A norma concede prazo de um ano para adaptação dos empresários.

 

O empreendedor Walisson Lucas vê com bons olhos essa troca, por ajudar o meio ambiente. Ele acredita que com a maior procura, o preço dessas sacolas biodegradáveis ficará menor.

 

A professora Maria Arli não gostou da novidade porque acredita que os preços nos supermercados podem aumentar.

 

Mas o presidente do Sindisuper, o Sindicato dos Supermercados do Distrito Federal, Gilmar Pereira, tranquiliza a professora e os consumidores que estão preocupados com os preços das sacolinhas.

 

No final de junho, começou a valer no Rio de Janeiro lei que também proíbe a distribuição de sacolinhas plásticas. Em São Paulo, desde 2015, o comércio não fornece essa opção aos consumidores.

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo