Saiba o que muda nas regras para viagens de crianças desacompanhadas

Férias

Publicado em 07/07/2019 - 13:36 Por Beatriz Evaristo - Brasília

A filha da servidora pública Andreia Michelle embarcou sozinha pela primeira vez aos cinco anos no Aeroporto do Rio de Janeiro com destino a Brasília para encontrar o pai.

 

Com familiares em São Paulo, Rio de Janeiro e Manaus, a criança, que hoje tem 10 anos, precisa de uma autorização judicial para viajar desacompanhada e visitar a família em outros estados quando as folgas da mãe não coincidem com as férias e feriados escolares.

 

A família já estava em contagem regressiva para deixar a necessidade da autorização de lado a partir do próximo ano.

 

Mas, no último mês de março, quando entrou em vigor a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas, o Estatuto da Criança e do Adolescente foi alterado e elevou a idade mínima para o embarque de crianças desacompanhadas.

 

A supervisora da Seção de Apuração e Proteção da Vara da Infância e Juventude do Distrito Federal e Territórios, Ana Luíza Müller, explica a mudança.

 

Para obter a autorização, o responsável pelo menor deve procurar a Vara da Infância e da Juventude ou o fórum da cidade. 

 

No Distrito Federal, tanto o aeroporto quanto a rodoviária interestadual têm um posto que valida os pedidos de autorização.

 

Para cada destino, deve ser feito um novo documento, válido por 90 dias para o trecho de ida e volta.

 

Últimas notícias
Direitos Humanos

Sesai diz estar comprometida com medidas para saúde indígena

Entre as medidas que deverão ser adotadas pela Secretaria de Saúde Indígena, estão: expandir a telemedicina; capacitar o corpo técnico do Subsistema de Saúde Indígena; e melhorar a articulação entre os órgãos do Poder Executivo.

Baixar arquivo
Política

Ex-deputado Wladimir Costa é preso pela PF em Belém

A prisão preventiva de Wladimir Costa ocorreu por causa da prática reiterada de crimes eleitorais de violência política contra uma deputada federal, por meio das redes sociais.

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal suspende agendamento online de passaportes

Uma tentativa de invasão hacker, no início da semana, fez a Polícia Federal suspender o agendamento online para solicitação de emissão de passaporte. O serviço vai ser retomado depois que a integridade dos sistemas da forem verificados. 

Baixar arquivo
Geral

Embarcação encontrada com nove corpos no Pará ia para Ilhas Canárias

De acordo com a Polícia Federal, o barco provavelmente saiu da Mauritânia, na África, e desviou por uma corrente marítima, chegando ao Brasil. O arquipélago espanhol é usado como rota migratória para a Europa.

Baixar arquivo
Geral

Frente fria deve derrubar temperaturas no Sul do Brasil, diz Inmet

A meteorologista do Inmet Dayse Moraes diz que o frio vai pegar os três estados do Sul do Brasil, parte do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro

Baixar arquivo
Geral

Pastor é indiciado pelo crime de intolerância religiosa

O pastor evangélico Felippe Valadão, da Igreja Lagoinha, em Niterói, região metropolitana do Rio, foi indiciado pelo crime de intolerância religiosa. Ele começou a ser investigado depois de fazer discurso, em um evento oficial da Prefeitura de Itaboraí, em maio de 2022, que também foi transmitido pelas redes sociais.

Baixar arquivo