Tragédia de Brumadinho completa seis meses nesta quinta

Barragem

Publicado em 25/07/2019 - 09:44 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

A tragédia de Brumadinho completa seis meses nesta quinta-feira (25). A data é marcada por atos em memória das vítimas, mas, principalmente, por críticas à Vale. Há seis meses, Anastácia do Carmo Silva, de 49 anos, não consegue trabalhar.

 

O filho dela, Cleiton Luiz Moreira da Silva, tinha 29 anos, trabalhava na mineradora Vale e foi um das 272 vítimas do rompimento da barragem no córrego do feijão, em Brumadinho. A barragem veio abaixo no dia 25 de janeiro. Segundo relatório apresentado pela CPI da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a Vale sabia dos riscos de rompimento da barragem e foi avisada de um deslocamento físico 15 mil metros quadrados, equivalente a dois campos de futebol.

 

Mas seis meses depois da tragédia que paralisou o Brasil com as imagens do tsunami viscoso de rejeitos de mineração, o processo de indenização e reparação dos danos ainda não foi concluído.

 

Essa semana, um acordo com o Mnistério Público do Trabalho definiu uma indenização de 700 mil reais a serem pagos para mãe, pai, esposa ou marido e filhos de cada uma das vítimas. O valor é um pouco maior do que a mineradora pretendia pagar em acordos individuais, 500 mil reais para cada parente próximo. Ainda assim é insuficiente para Anastácia.

 

Em documentos internos, a própria Vale calculou que cada vida humana deveria ser avaliada em 10 milhões de reais. Somando todas as indenizações, o valor a ser pago por cada morte não chega a 50% do valor inicial.

 

As indenizações às vítimas são apenas uma das muitas pendências que ainda marcam o cotidiano de Brumadinho. O Representante da coordenação nacional do MAB, o Movimento dos Atingidos por Barragem, Joceli Andreoli ajuda a fazer a lista dos outros problemas. Vinte e quatro pessoas continuam desaparecidas embaixo dos rejeitos da mineradora.

 

A jornalista e ambientalista Carolina de Moura integra a articulação internacional de atingidos e atingidas pela Vale, lista outros problemas que também podem marcar o futuro de Brumadinho, uma comunidade que, segundo ela, está exausta.

 

Questionada sobre as críticas, a Vale respondeu em nota que está dedicada a reparar de forma célere os danos em Brumadinho e outros municípios atingidos ao longo do rio Paraopeba, com ações que incluem indenizações, doações, assistência médica e psicológica, compra de medicamentos e segurança das estruturas, entre outras iniciativas.

 


Também informou que nesses seis, a empresa já fechou os acordos definitivos para as indenizações individuais e trabalhistas, executa repasses financeiros mensais a mais de cem mil pessoas e deu início às principais obras de remoção dos rejeitos e de recuperação ambiental.

 


Nesta quinta-feira (25), familiares e moradores de Brumadinho fazem um ato em memória das vítimas. Flores e fotos vão ser depositadas na entrada da cidade. Também haverá um culto ecumênico, e ao meio dia e vinte e oito minutos, a hora em que a barragem veio abaixo, será feito um ato silencioso.

Últimas notícias
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo
Geral

Rodovias federais vão ter pontos de descanso para motoristas

O objetivo da medida é oferecer um local para motoristas de ônibus e caminhões possam descansar, aumentar a segurança e, dessa forma, reduzir o número de acidentes.

Baixar arquivo
Saúde

Aumenta a procura por vacina contra a dengue no Distrito Federal

Ministério da Saúde ampliou a faixa etária da vacinação contra dengue, que passou para 6 a 16 anos. A medida foi tomada para evitar o desperdício de doses que vencem em 30 de abril.

Baixar arquivo
Geral

Serra de Santa Catarina registra geada e temperatura de 0°C

As paisagens ficaram brancas com a formação de gelo na superfície da vegetação.

Baixar arquivo