Alerta laranja do Inmet para 13 estados e o Distrito Federal indica baixa umidade do ar

Inmet

Publicado em 19/08/2019 - 17:41 Por Victor Ribeiro - Brasília

O Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, lançou alertas hoje para 13 estados e o Distrito Federal.

 


O alerta é laranja, que indica perigo, na região que vai do centro de Minas Gerais até a divisa de Mato Grosso com o Pará, e inclui Goiás, Tocantins e o DF. Nessa área, a umidade relativa do ar fica entre 12% e 20% ao longo da tarde. Isso pode agravar incêndios florestais e trazer riscos à saúde, com ressecamento da pele e desconforto nos olhos, boca e nariz.

 


Quem estiver no Planalto Central deve beber bastante líquido, hidratar a pele e evitar atividades ao ar livre durante o dia.

 


O Inmet tem alertas amarelos, que indicam perigo potencial, em diversos estados. No norte de Mato Grosso do Sul, no Pará, no Maranhão e nos sertões de Piauí, Ceará e Bahia, a umidade do ar pode ficar abaixo dos 30%.

 


Do Pantanal sul-mato-grossense até a divisa com o Paraná, a temperatura pode cair até cinco graus agora à tarde. O mesmo alerta vale para todo o estado de Santa Catarina e para o interior de São Paulo.

 


Já no litoral paulista, no sul de Minas e no sul do Rio de Janeiro, a chuva pode causar transtornos, como alagamentos e pequenos deslizamentos de encostas, de agora à tarde até a noite de amanhã. E, no litoral fluminense o vento forte pode trazer risco aos pescadores e causar ressaca no mar.

Últimas notícias
Saúde

Covid-19: número de testes positivos em farmácias cresce 54% em maio

Dos 210 mil testes realizados na primeira quinzena do mês, quase 50 mil comprovaram a infecção pelo coronavírus. Já em abril, foram 262 mil no total e cerca de 32 mil confirmaram a presença do Sars-Cov-2.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU diz que subiu 500% o total de pessoas com fome no mundo desde 2016

Os níveis de fome ao redor do mundo atingiram uma nova alta, segundo o secretário-geral das Nações Unidas. António Guterres fez declarações na quarta-feira, durante uma reunião ministerial sobre segurança alimentar, em Nova Iorque. 

Baixar arquivo
Política

Lei que torna permanente o Auxílio Brasil é publicada pelo governo

A medida que estabelece um piso do benefício de R$400 de forma permanente foi sancionada, nessa quarta-feira, pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

Baixar arquivo
Geral

Estudo indica que exercícios regulares não são afetados pela poluição

Manter a forma praticando exercícios regularmente, mesmo nos ambientes poluídos das grandes metrópoles, pode gerar mais benefícios do que malefícios, é o que diz um estudo da USP.

Baixar arquivo
Economia

Congresso Mercado Global de Carbono fala da COP-27 em 2º dia de evento

O Congresso vai até esta sexta-feira (20), no Rio de Janeiro, debatendo e apresentando projetos e estratégias com foco na sustentabilidade.

Baixar arquivo
Geral

Duas pessoas morreram nas ruas de São Paulo após recorde de frio

Nesta madrugada os termômetros chegaram a marcar 6,6ºC, a menor dos últimos 32 anos. A sensação térmica, de acordo com informações do Centro de Gerenciamento de Emergências, era de 2ºC.

Baixar arquivo