Área atingida por focos de incêndio no DF é de mais de 3,4 mil hectares

Vegetação

Publicado em 07/08/2019 - 17:35 Por Larissa Abreu - Brasília

Desde o início do período da seca, em maio, o Corpo de Bombeiros atendeu cerca de três mil e seiscentas ocorrências de incêndio em vegetação no Distrito Federal. A área atingida, segundo a corporação, é de três mil e quatrocentos hectares, o que corresponde ao tamanho de mais de três mil campos de futebol.

 

Nesta época do ano a vegetação seca, ausência de chuva e baixa umidade ar contribuem para incêndios florestais. Mas, de acordo com o Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Álvaro Albuquerque, o grande vilão ainda continua sendo o mal hábito das pessoas.

 

Desde o dia 13 de maio, o Distrito Federal está em estado de emergência ambiental por conta dos riscos das queimadas, que aumentam neste período de estiagem. O alerta é válido até novembro, mês previsto para o retorno das chuva mais intensas.

 

Por isso, o Coronel Albuquerque alerta que em caso de focos de incêndio ligue imediatamente para Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, nesta quarta-feira, completam-se 67 dias que não chove na capital. O último registro de chuva foi no dia 3 de junho. A expectativa é a de que o período da seca termine em setembro.

 

A boa notícia é que a ausência da chuva não afetou os níveis dos dois reservatórios que abastecem a Capital Federal. Até a manhã desta quarta-feira, a barragem da Santa Maria atingia 97,9% da capacidade máxima. Já a do Descoberto exibia o índice de 94,2%.

Últimas notícias
Educação

Começa prazo para pedido de reaplicação do Enem

Estudantes prejudicados por operação policial realizada no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, podem remarcar a prova. Prazo termina na sexta-feira, 3 de dezembro.

Baixar arquivo
Economia

Tradicional festa de fim de ano em Copacabana está mantida

Nesta segunda-feira, equipes da prefeitura se reuniram com o Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 para analisar a situação epidemiológica da capital e debater os critérios sanitários adotados para liberar as festas de fim de ano, como o Réveillon.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

MPF realiza audiência para ouvir pescadores afetados por hidrelétrica

A ideia é apurar os impactos da construção da hidrelétrica de Belo Monte na atividade pesqueira no rio Xingu e verificar se as reparações aos atingidos estão acontecendo

Baixar arquivo
Justiça

Defesa de doutor Jairinho tenta reverter cassação do parlamentar

Jairinho e a namorada, mãe de Henry Borel, estão presos desde abril acusados de matar o menino de quatro anos em março deste ano.

Baixar arquivo
Geral

Chimpanzé Enos foi enviado ao espaço em 29 de novembro de 1961

Com cinco anos e meio, Enos embarcou na Mercury-Atlas 5 e se tornou o primeiro e único da espécie a fazer uma viagem na órbita terrestre. A missão funcionou como um teste antes do voo tripulado que levaria o primeiro astronauta norte-americano ao espaço.

Baixar arquivo
Economia

Inadimplência sobe em novembro e atinge o maior patamar do ano

Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de novembro mostra que mais de 26% das famílias relatam ter dívidas ou contas em atraso. Em outubro, percentual de endividados estava em 25,6%.

Baixar arquivo