Cinco cidades de cada região do país receberão projeto-piloto contra crimes violentos

Contra a violência

Publicado em 29/08/2019 - 21:41 Por Victor Ribeiro - Brasília

O governo federal apresentou, nessa quinta-feira, o projeto “Em Frente, Brasil”. O objetivo é articular ações em conjunto com estados e municípios para reduzir a criminalidade.

 

Inicialmente, o programa será levado a cinco cidades, uma em cada região do país: Ananindeua, no Pará; Paulista, em Pernambuco; Cariacica, no Espírito Santo; Goiânia, em Goiás; e São José dos Pinhais, no Paraná.

 

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, destacou que essa primeira etapa será um teste.

 

“É um projeto-piloto, por isso escolhemos cinco municípios, um em cada região, levando uma série de fatores em consideração para começarmos, aprendermos, e adiante, com esse aprendizado, nós expandirmos o projeto para outras localidades”.

 


Os cinco municípios registraram muitos homicídios de 2015 a 2017. O projeto tem foco no combate a crimes violentos, como homicídios, feminicídios, estupros, latrocínios e roubos. Além da repressão por forças de segurança, as localidades receberão ações de educação, saúde, habitação, emprego, cultura, esporte e programas sociais.

 

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, destacou a importância da unificação da base de dados da Segurança Pública nos estados e das medidas na área social.

 

“Essa base de dados revela algo absolutamente precioso. É que mais da metade desses homicídios acontecem em 120 cidades. É, por isso, muito possível debelar a violência que acontece em determinados lugares, e providenciar assistência social”.

 

O projeto tem bases no foco territorial, na repressão dos crimes violentos, na prevenção social e na governança e gestão. A expectativa do ministro da Cidadania, Osmar Terra, é de que os resultados apareçam em pouco tempo.


“Num curto espaço de tempo, testar as ações integradas que podem haver, não só na área de segurança, mas também para garantir uma melhoria nos indicadores sociais e no atendimento a essa população mais necessitada”.

 

O governo planeja fazer um balanço do “Em Frente Brasil” em fevereiro do ano que vem. A partir daí, decidirá o futuro do projeto.

Últimas notícias
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo