Companhia Energética de Brasília será a primeira empresa do Distrito Federal a ser privatizada

Desestatização

Publicado em 13/08/2019 - 23:02 Por Anna Luisa Praser - Brasília

Foi dada a largada para o programa de privatizações de empresas do Distrito Federal. A CEB - Companhia Energética de Brasília – é a primeira do pacote, que pretende dar o mesmo destino à Caesb e ao Metrô.

 

Uma cerimônia realizada nessa terça-feira no Palácio do Buriti foi o marco inicial para o contrato de prestações de serviços entre o BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Social e o GDF.

 

A função desse acordo é que seja estruturado o projeto de venda de pouco mais da metade da CEB. Isso seria feito por meio do repasse de uma parte do controle societário – que seria a venda de ações da empresa à iniciativa privada. 

 

Em discurso na assinatura do convênio, o governador do Distrito Federal fez críticas ao que ele julgou como políticas assistencialistas das outras gestões que, segundo ele, quis conceder benefícios em excesso à população e não fez investimentos necessários. Ainda durante a fala, Ibaneis Rocha rebateu as reclamações sobre as privatizações:

 

“Todo mundo esquece que já não existe mais cobertor. Estamos vivendo de um guardanapo, e está amassado. Porque já foi usado várias vezes por diversas pessoas que não souberam honrar o dinheiro dos impostos que recebem. E de outro lado eu tenho uma população que cobra a todo momento, porque ela paga os tributos. E têm um péssimo retorno na prestação dos serviços”.

 

Ibaneis defendeu ainda que abrir caminho para a iniciativa privada é uma forma de ter mais recursos para investir em políticas.

 

O contrato assinado nesta terça-feira garante que 49% das ações fiquem sob a responsabilidade da CEB Holding.

 

Ainda não há previsão de quando a privatização da companhia vai começar de fato, mas a expectativa é de que ela se concretize até o ano que vem.

Últimas notícias
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo