Ministério Público do DF aciona Telefônica por vender dados de clientes como perfil e localização
Quando você vira cliente de uma operadora de celular confia que seus dados pessoais, os sites que navegou e os serviços que utilizou ficarão em sigilo. Mas a Telefônica, que comprou a Vivo, poderá ser investigada por supostamente ter vendido dados do perfil, geolocalização, histórico de navegação e dos lugares frequentados pelos clientes.
Isso porque o Ministério Público do Distrito Federal protocolou uma ação civil pública contra a Telefônica por vender a outras empresas o produto Vivo Ads, que é uma plataforma de mídia digital. Por meio dela, dados são colhidos em tempo real e usados para traçar o perfil dos clientes e direcionar o marketing da empresa, aumentando venda e desempenho.
Na ação, o Ministério Público pede à Justiça que seja suspensa a comercialização do produto Mídia Geolocalizada da plataforma Vivo Ads. Também que a Telefônica elabore e entregue ao poder Judiciário um relatório de impacto à proteção de Dados Pessoais.
Em nota, a Vivo informou que ainda não foi citada na ação, mas que cumpre a leis. A empresa revelou que possui 73 milhões de cliente ativos, sendo que 43 milhões deram consentimento para que a telefônica fizesse o uso de registros de cadastro e 26 milhões para o uso de dados de localização.