Oito estados da Amazônia já pediram Forças Armadas para combater incêndios

Amazônia

Publicado em 26/08/2019 - 21:53 Por Bianca Paiva - Brasília

Dos nove estados da Amazônia Legal, oito já aderiram ao decreto presidencial para o emprego da GLOA, sigla para Garantia da Lei e da Ordem Ambiental, que prevê o uso das Forças Armadas em ações preventivas contra queimadas e desmatamentos ilegais.

 

A última adesão foi a do Amapá, nesta segunda-feira. No fim de semana, a solicitação já havia sido autorizada para Acre, Amazonas, Pará, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins. Apenas o estado do Maranhão não fez o pedido, até o momento.

 

Os militares já começaram as ações de enfrentamento às queimadas em Rondônia. Eles estão utilizando duas aeronaves C-130 Hércules equipadas com cinco tanques de água, que comportam até 12 mil litros, e dois tubos que se projetam pela porta traseira do avião.

 

O presidente Jair Bolsonaro confirmou que vai receber, nesta terça-feira, os Governadores do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal. A reunião foi solicitada por eles por meio de um ofício com pedido de urgência. Na pauta, além da GLOA, estão a discussão de uma cooperação com o governo federal para o combate aos focos de incêndio e um pedido de agenda permanente de proteção e conservação da floresta.

 

Possíveis incêndios criminosos também estão sendo investigados. O Ministério Público Federal no Pará abriu inquérito para apurar o que foi chamado de Dia do Fogo. Fazendeiros teriam se organizado para, em um só dia, concentrar um grande número de queimadas em forma de protesto contra o que classificam de “entraves” à produção agrícola. A notícia foi divulgada pelo jornal paraense Novo Progresso. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, também determinou que a Polícia Federal investigue a denúncia.



Diretores de sindicatos que representam os produtores rurais dos municípios de Altamira e de Novo Progresso, no sudoeste paraense, afirmam não ter conhecimento da suposta participação de fazendeiros da região no planejamento de atear fogo em áreas de vegetação, e que não há interesse dos produtores em destruir a floresta.

Últimas notícias
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo
Economia

Local de prova do Concurso Nacional Unificado será divulgado hoje

A partir das 10 horas da manhã, desta quinta-feira (25), o cartão de confirmação do Enem dos Concursos estará disponível na Área do Candidato, na mesma página da Internet em que foi feita a inscrição.

Baixar arquivo