Pesquisa revela que 25% das mulheres que estão presas em Manaus são portadoras do HPV

Saúde Pública

Publicado em 20/08/2019 - 09:26 Por Bianca Paiva - Brasília

A pesquisa foi feita com todas as mulheres privadas de liberdade na capital amazonense, um total de268, dos regimes aberto, semiaberto, fechado e provisório.

 

Já saiu o resultado de 216 exames. Destes, 55 deram positivo, ou seja, 25% das detentas são portadoras do HPV, o Papilomavírus Humano, o principal causador do câncer de colo de útero.

 

O levantamento faz parte do projeto de doutorado da médica Hilka Espírito Santo. A pesquisadora avalia que o número é alto e preocupa porque trata-se de mulheres em faixa considerada de risco.

 

A pesquisadora utilizou o método de “autocoleta’, já disseminado em vários países, e que permite que a própria mulher colha o material a ser examinado introduzindo um aparelho no canal vaginal. O objetivo do trabalho é mostrar que essa técnica pode facilitar o diagnóstico de câncer de colo de útero em mulheres privadas de liberdade.

 

A pesquisa deve ser concluída até final de setembro. As detentas com diagnóstico de HPV de alto risco ainda vão passar por outros exames para identificação de possíveis lesões no colo do útero e tratamento, se for o caso. Os resultados da tese de doutorado serão encaminhados ao governo federal.

 

Entre os apoiadores da pesquisa estão a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas, da qual a médica Hilka Espírito Santo é chefe do setor de mastologia, a Universidade Federal do Amazonas, o judiciário amazonense e a Seap, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária.

 

Procuramos a pasta para saber se haverá alguma medida específica para as mulheres privadas de liberdade, a partir dos resultados do estudo, mas até o fechamento desta matéria, não obtivemos retorno.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo