Arte tem sido usada em unidade de saúde do DF para tratar a depressão

Distrito Federal

Publicado em 20/09/2019 - 11:51 Por Lucas Pordeus León - Brasília

Uma equipe de profissionais do Sistema Único de Saúde, o SUS, tem usado a arte para vencer a depressão de pacientes na cidade de Santa Maria, no Distrito Federal.

 

Quem ia à Unidade Básica de Saúde 1, da cidade, com sintomas de ansiedade acabava voltando para casa com alguns conselhos e uma receita médica. Até que a equipe decidiu usar o artesanato e a automassagem para combater o problema, como explica a técnica em enfermagem da unidade Eliete Almeida.

 

A médica da família, responsável pela iniciativa, é Raquel Barroso. Eliete conta ainda que as sessões de artesanato ajudaram a reduzir a quantidade de medicação.

 

Maria Madalena de Almeida trabalhou a vida toda em um supermercado da região. Quando chegou a aposentadoria, o tédio e a ansiedade a levaram a buscar ajuda.

 

Sem qualquer apoio financeiro, a atividade é toda desenvolvida pelos profissionais da unidade de Santa Maria. A técnica de enfermagem Eliete conta que a ação tem gerado receita extra aos pacientes.

 

A atividade é desenvolvida todas as manhãs de quarta-feira em um espaço cedido por uma igreja. As pessoas atendidas pela Unidade Básica de Saúde 1, da cidade, que desejem participar das atividades podem deixar o nome no local dos atendimentos, na quadra 209 de Santa Maria.

Últimas notícias
Saúde

Vacinação contra a gripe será ampliada em todo país a partir de sábado

Toda a população, com pelo menos seis meses de idade, pode procurar um posto de saúde para receber a vacina contra a gripe.

Baixar arquivo
Esportes

Rádio Nacional transmite dois jogos neste fim de semana

Neste sábado (25), a partir das 19h, o Flamengo encara o América-MG em busca da reabilitação e de ficar mais distante do Z4. Neste domingo (26) é a vez do Clássico Vovô. A partir das 16h tem Botafogo e Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro confirma transmissão local da Varíola dos Macacos

Os pacientes são dois homens que não têm histórico de viagem internacional ou contato com estrangeiros. Eles estão sendo monitorados e encontram-se em isolamento domiciliar.

Baixar arquivo
Educação

Provas da 2ª etapa do Revalida ocorrem neste final de semana

O processo permite que candidatos que se formaram no exterior no curso de medicina validem o diploma no Brasil para poderem exercer a profissão por aqui.

Baixar arquivo
Política

Vereador do Rio, Gabriel Monteiro, é denunciado por assédio sexual

Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou o vereador carioca Gabriel Monteiro (PL) pelos crimes de importunação e assédio sexual. Segundo o MP, os crimes estão previstos no Código Penal e foram cometidos contra uma ex-assessora, de 26 anos.

Baixar arquivo
Esportes

Rio recebe competição de ciclismo do Tour de France

Depois de passar pelo interior paulista, com disputas na cidade de Cunha, o evento ganha agora sua oitava edição na capital fluminense.

Baixar arquivo