Uma equipe de profissionais do Sistema Único de Saúde, o SUS, tem usado a arte para vencer a depressão de pacientes na cidade de Santa Maria, no Distrito Federal.
Quem ia à Unidade Básica de Saúde 1, da cidade, com sintomas de ansiedade acabava voltando para casa com alguns conselhos e uma receita médica. Até que a equipe decidiu usar o artesanato e a automassagem para combater o problema, como explica a técnica em enfermagem da unidade Eliete Almeida.
A médica da família, responsável pela iniciativa, é Raquel Barroso. Eliete conta ainda que as sessões de artesanato ajudaram a reduzir a quantidade de medicação.
Maria Madalena de Almeida trabalhou a vida toda em um supermercado da região. Quando chegou a aposentadoria, o tédio e a ansiedade a levaram a buscar ajuda.
Sem qualquer apoio financeiro, a atividade é toda desenvolvida pelos profissionais da unidade de Santa Maria. A técnica de enfermagem Eliete conta que a ação tem gerado receita extra aos pacientes.
A atividade é desenvolvida todas as manhãs de quarta-feira em um espaço cedido por uma igreja. As pessoas atendidas pela Unidade Básica de Saúde 1, da cidade, que desejem participar das atividades podem deixar o nome no local dos atendimentos, na quadra 209 de Santa Maria.