Atletas olímpicos ganham um parque florestal na zona norte do Rio

Floresta dos Atletas

Publicado em 25/09/2019 - 20:22 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

As mudas plantadas por atletas olímpicos em 2016 acabaram de ganhar um espaço, no Parque Radical, em Deodoro, na zona norte do Rio de Janeiro. A Floresta dos Atletas começou a ganhar forma, nesta quarta-feira.

 

O plantio das 13 mil mudas de 207 espécies da Mata Atlântica honra compromisso internacional, assumido na abertura dos jogos, ao vivo, para mais de três bilhões de pessoas em todo o planeta, que acompanharam a cerimônia transmitida ao vivo do Maracanã.

 

O início do plantio no Parque Radical, um legado dos jogos, teve a participação do prefeito do Rio, Marcelo Crivella.

 

Na cerimônia de abertura da Rio 2016, atletas depositaram, em pequenos tubos, sementes de espécies da Mata Atlântica, representando o número de países que participaram da Olimpíada, a primeira a ter um compromisso ambiental.

 

Serão investidos R$3 milhões para plantar todas as mudas em uma área de 50 mil metros quadrados, no Parque Radical. Os recursos vieram de compensações ambientais utilizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, um mecanismo legal de contrapartida para que empresas que causem impacto ao meio ambiente compensem os danos.

 

Das 207 espécies selecionadas, 42 correm algum risco de extinção e 92 possuem frutos que podem ser consumidos. A primeira fase do plantio da Floresta dos Atletas vai receber 75 espécies, entre elas mudas de Pau-Brasil, Pau-Ferro, Jequitibá, Aldrago e de árvores frutíferas como Pitanga, Cambucá e Grumixama.

Últimas notícias
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo