Conclusão de julgamento sobre reabertura da Avenida Niemeyer, no Rio, não tem previsão

Avenida Niemeyer

Publicado em 26/09/2019 - 15:52 Por Ícaro Matos - Brasília

A Décima Terceira Câmara Civil do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro começou a votar  o pedido de liminar da Prefeitura da capital fluminense, para a reabertura da Avenida Niemeyer.

 

O relator do recurso, desembargador Mauro Pereira Martins, se posicionou pelo deferimento parcial da liminar, permitindo a reabertura da avenida em dias secos e o seu fechamento em caso de chuva na região.

 

O voto foi acompanhado pela desembargadora Sirley Biondi., mas o julgamento, acabou suspenso após o desembargador Agostinho Teixeira pedir vista do processo. Com isso, a via vai permanecer fechada até a conclusão do julgamento, que ainda não tem data definida.

 

A Avenida Niemeyer foi interditada no dia 28 de maio por determinação da Juíza Mirela Erbisti, da Terceira Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça, devido a motivos de segurança. A magistrada atendeu a pedido do Ministério Público estadual, que alegou que havia risco de deslizamentos de terra na via.

 

Desde então, prefeitura e Ministério Público travam uma disputa na Justiça, que já dura quatro meses, sobre a reabertura da via. O município alega que realizou diversas obras no local e que a avenida atende a todas as condições de segurança necessárias para reabrir.

 

Já o Ministério Público defende que a Niemeyer continua a oferecer riscos e não pode ser liberada para o tráfego nem mesmo em dias sem chuva.

 

Antes de ter sido interditada por tempo indeterminado, a Niemeyer já tinha sido fechada temporariamente, por três vezes neste ano, devido a deslizamentos de terra, nos meses de maio, abril e fevereiro, quando duas pessoas morreram soterradas dentro de um ônibus.

 

A avenida, que liga os bairros de São Conrado e Leblon, na zona sul da capital fluminense, é um dos principais corredores de ligação entre as zonas sul e oeste da cidade, e recebia entre 40 e 50 mil veículos por dia.

Últimas notícias
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo
Justiça

Gilmar Mendes suspende ações sobre marco temporal e abre conciliação

Em setembro do ano passado, o STF derrubou a tese do marco temporal. Assim só seriam demarcadas as terras indígenas ocupadas ou em disputas até promulgação da Constituição, em outubro de 1988. Mas, logo depois, o Congresso Nacional aprovou uma lei que manteve o marco temporal.

Baixar arquivo
Geral

Marco Civil da Internet completa dez anos e norteia outras leis

Entre os princípios do Marco Civil, estão a garantia da liberdade de expressão, a proteção da privacidade e dos dados pessoais e a neutralidade da rede. Propagação das Fake News impõe outros desafios à legislação, como a regulação das redes sociais.

Baixar arquivo
Educação

Leitura pode reduzir pena na prisão, mas acesso ainda é restrito

Uma pesquisa do CNJ divulgada em outubro do ano passado mostrou que o acesso à leitura ainda é restrito nas prisões. Cerca de 30% das unidades prisionais no país não têm bibliotecas ou espaços de leitura.

Baixar arquivo