Dia Nacional: médico alerta que pessoa avise família de que é doador de órgãos

Dia Nacional

Publicado em 27/09/2019 - 09:22 Por Kariane Costa - Brasília

Foram dois anos na fila de transplante à espera de um rim, 24 meses sonhando com uma nova vida. E o dia chegou. Em 7 de maio de 2019, a carioca, Danielle Bastos de 33 anos, ganhou a chance de um novo começo.

 

Ela conta que antes da operação sofria constantes desmaios e indisposições que a impediam de levar uma vida normal, ao ponto de ter sido obrigada a abandonar a profissão de bióloga marinha.

 

Mas os tempos difíceis ficaram para trás e com o transplante novas possibilidades se abriram para Danielle.

 

A bióloga começou cedo a apresentar problemas de saúde. Foi diagnosticada com diabetes aos 9 anos. Na adolescência passou pela primeira operação, tirou a vesícula.

 

Tempos depois teve pancreatite e a insuficiência renal chegou em 2003, obrigando Danielle a fazer sessões de hemodiálise.

 

Emocionada, Danielle lembra de todo apoio que recebeu da família, incluindo o noivo.

 

Ao falecer, a pessoa quando é doadora é capaz de ajudar a salvar outras 10 vidas. Além do coração, rins, fígado, pulmões, as córneas, pele e ossos também podem ser transplantados.

 

Hoje, pela legislação brasileira, quem define e autoriza a remoção de órgãos para doação após a morte de um ente é a família, independentemente se a pessoa que morreu tem um documento informando que deseja doar.

 

Por essa razão, o vice-presidente da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante , o médico Marcos Vieira, alerta que é preciso conversar com os familiares sobre a decisão de ser um doador.

 

O médico também esclarece que no Brasil não existe recompensa financeira para a família. Segundo ele, autorizar a doação de órgãos é um gesto altruísta, ou seja, a única recompensa é fazer o bem, um verdadeiro ato de amor.

 

Marcos Vieira lembra ainda que o corpo do familiar não fica desconfigurado e nem a aparência é alterada após a retirada dos órgãos.

 

Neste 27 de setembro, Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, Danielle dá um recado, principalmente para aquelas pessoas que assim como ela estavam à espera de uma nova vida: Desistir? Jamais!

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo