Estudo do Ipea revela recuo no desemprego

Caged

Publicado em 18/09/2019 - 18:50 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Um levantamento divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que o mercado de trabalho vem apresentando melhora, principalmente no que se refere ao crescimento do pessoal ocupado. A recuperação se deu em todas as faixas etárias, com destaque para os mais jovens. Entre eles, o desemprego passou de 26,6% em 2018 para 25,8% esse ano. O dado faz parte da carta conjuntura do Ipea, que tem como base dados da Pesquisa por Amostra de Domicílios Continua, do IBGE, e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

 

A técnica de planejamento e pesquisa do Ipea, Maria Andréia Parente, explica que a expansão de 1,7% da ocupação no segundo trimestre deste ano foi a principal responsável por esse resultado entre os trabalhadores mais jovens.

 

Apesar do recuo na taxa de desocupados, o rendimento mostra um comportamento menos favorável. A remuneração média apresentou queda de 0,2% no segundo trimestre deste ano, em comparação com igual período de 2018. Segundo o estudo, essa redução está relacionada ao avanço da informalidade.

 

Para as famílias de renda mais baixa a redução no rendimento ficou em 1,4% nessa mesma base de comparação. Por outro lado, o segmento mais rico da população registrou alta salarial de 1,5%, o que evidencia um aprofundamento da desigualdade.

 

A diferença salarial entre os mais ricos e os mais pobres se explica, segundo Maria Andréia Parente, por um aumento da inflação mais intensa para as classes de renda mais baixa. Essa parcela da população sofreu maior impacto, por exemplo, com os reajustes de energia elétrica, tarifas de ônibus e dos medicamentos no período analisado.

 

O estudo revela, ainda com base nos dados da Pnad, que após iniciar o ano com uma taxa de 12,7%, o desemprego vem recuando gradativamente e, no último trimestre móvel, encerrado em julho, a taxa já estava em 11,8 %.

 

Ainda de acordo com a técnica de planejamento e pesquisa do Ipea, Maria Andréia Parente, a expectativa para o próximo trimestre é de melhora contínua no nível de ocupação da população brasileira.

Últimas notícias
Geral

Frente fria deve derrubar temperaturas no Sul do Brasil, diz Inmet

A meteorologista do Inmet Dayse Moraes diz que o frio vai pegar os três estados do Sul do Brasil, parte do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro

Baixar arquivo
Geral

Pastor é indiciado pelo crime de intolerância religiosa

O pastor evangélico Felippe Valadão, da Igreja Lagoinha, em Niterói, região metropolitana do Rio, foi indiciado pelo crime de intolerância religiosa. Ele começou a ser investigado depois de fazer discurso, em um evento oficial da Prefeitura de Itaboraí, em maio de 2022, que também foi transmitido pelas redes sociais.

Baixar arquivo
Internacional

Colômbia e Brasil buscam paz no pós-eleições da Venezuela

A Colômbia apresentou uma proposta para garantir a vida de quem perder as eleições na Venezuela, marcadas para julho deste ano. 

A ideia foi divulgada, nessa quarta-feira, pelo presidente Gustavo Petro, após encontro bilateral com o presidente Lula, em Bogotá.

Baixar arquivo
Saúde

Para não perder doses, Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue

Com isso, pessoas de quatro a 59 anos podem se vacinar contra a doença. A prioridade continua sendo entre 10 e 14 anos, faixa etária com maior número de internações.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estudo do Instituto Federal Goiano analisa poluição em praias

Um estudo liderado pelo Instituto Federal Goiano vai fazer um amplo diagnóstico sobre a poluição por microplásticos nas praias brasileiras.

Baixar arquivo
Cultura

Exposição reúne mais de 150 obras de Lygia Clark na Pinacoteca de SP

A mostra "Lygia Clark: Projeto para um planeta" reúne mais de 150 obras que atravessam as diferentes fases da carreira da artista mineira.

Baixar arquivo