Forte chuva ajuda a extinguir incêndio na Chapada dos Veadeiros; foram 7 dias de fogo

Cerrado

Publicado em 30/09/2019 - 16:12 Por Renata Martins - Brasília

Incêndio na Chapada dos Veadeiros atinge 6,5 mil hectares. Área de comunidade quilombola também foi alcançada pelo fogo. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio foi controlado este fim de semana.

 

Foram sete dias de combate ao fogo. Noventa pessoas, entre brigadistas do ICMBio e do Ibama, militares do Corpo de Bombeiros de Goiás e voluntários apoiados pela Rede Contra Fogo, atuaram no combate às chamas. A ação ainda precisou do apoio de dois helicópteros e quatro aviões-tanque.

 

Além do Parque Nacional, as chamas também chegaram no território quilombola Kalunga. Wilmar de Sousa, presidente da Associação Quilombo Kalunga, disse que as chamas não atingiram as moradias. Além disso, uma forte chuva na noite desse domingo (29) ajudou a controlar as chamas.

 

A origem do fogo ainda está sob investigação. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, as chamas destruíram aproximadamente 3 mil hectares no interior do parque e mais 3,5 mil hectares no entorno. Mas nenhum atrativo do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi afetado e a unidade segue aberta para visitação normalmente.

 

O parque nacional está localizado no nordeste de Goiás e compreende os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d'Aliança. A área tem 240 mil hectares de Cerrado.

Últimas notícias
Saúde

Mais de 30 países já notificaram casos da Ômicron

Por ter uma maior facilidade de transmissão, a nova cepa do coronavirus tem sido apontada pela África do Sul como determinante no agravamento da quarta onda vivida no país. .

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Motoristas recebem notificação antecipada de multas em novo serviço

As mensagens começaram a ser enviadas esta semana por e-mail, SMS e pelo aplicativo gov.br. Esse serviço, chamado de Notifica gov.br, ainda está em operação-piloto e deverá ser ampliado para outras áreas. 

Baixar arquivo
Saúde

Paciente do RJ testa negativo para variante Ômicron

Paciente de 29 anos, que chegou ao Rio vinda recentemente de uma viagem à África do Sul, estava sob suspeita de infecção pela Ômicron, nova variante do coronavírus.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Prêmio de Acessibilidade reconhece iniciativas de inclusão de PCDs

Programa de instituto da Baixada Fluminense que oferece livros com linguagem inclusiva, como em Libras, e ação da prefeitura de João Pessoa que proporciona banho de mar acessível, passeio de caiaque e vôlei sentado foram algumas iniciativas premiadas.

Baixar arquivo
Economia

Produção industrial brasileira recua 0,6% em outubro, diz IBGE

 Esta é a quinta queda consecutiva do indicador, que acumula perda de 3,7%. Os dados estão na Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta sexta-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Baixar arquivo
Esportes

Em 2000, Gustavo Kuerten chegava ao topo do ranking mundial de tênis

Neste dia, há 21 anos, Gustavo Kuerten vencia a final do Masters de Lisboa, em Portugal, contra um dos favoritos, o norte-americano Andre Agassi. A vitória fez de Guga o primeiro sul-americano a terminar uma temporada como o número 1 do mundo.

Baixar arquivo