Governadores da Amazônia pedem a embaixadores repasse de recursos internacionais direto para estados

Amazônia Legal

Publicado em 13/09/2019 - 21:27 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

Governadores e vice-governadores dos nove estados da Amazônia Legal estiveram reunidos nesta sexta-feira com embaixadores da Alemanha, Noruega, Reino Unido e França. Eles pediram a continuidade no repasse das contribuições para a preservação ambiental.

 

A suspensão das doações da Alemanha e da Noruega para o Fundo Amazônia, ocorrida em agosto, foi um dos temas tratados pelos governos estaduais com os embaixadores. Os governadores fizeram a proposta de um fundo paralelo, complementar, com repasse direto para o consórcio que reúne os nove estados.

 

Eles também se colocaram à disposição para mediar o recebimento de recursos do G7, grupo de países mais ricos do mundo, que ofereceu R$ 20 milhões para combater as queimadas na Amazônia. Waldez Góes, governador do Amapá, disse que a ideia é restabelecer as relações entre o Brasil e os países interessados em contribuir, sem colocar em risco a soberania brasileira.

 

"A reunião caminhou nessa direção. De diminuir um pouco mais a tensão, virar essa página da poeira alta. O Brasil, a Amazônia, o consórcio da Amazônia e a França são maiores do que isso. Acredito que a partir daí a gente vai cumprir esse papel de dialogar mais com o governo brasileiro".

 

O embaixador da Alemanha Georg Witschel negou a possibilidade de internacionalização da Amazônia e falou da importância da região para o mundo.

 

"Amazônia é soberania do Brasil, certamente. Mas essas coisas do meio ambiente têm importância mundialmente. E todos têm que jogar seu papel, enfrentar seus desafios no crescimento sustentável para todo o povo do mundo."

 

Não houve participação do governo federal nos encontros desta sexta-feira, mas os embaixadores ressaltaram que todas as questões debatidas serão tratadas e informadas ao Ministério das Relações Exteriores. Uma nova reunião entre governadores da Amazônia e embaixadores ficou marcada para daqui a um mês.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo